Elton John acaba de se juntar ao exclusivíssimo time dos "EGOTs". Nome dado aos artistas que ganharam competitivamente o Emmy, Grammy, Oscar e o Tony, os quatro principais prêmios da indústria americana.

O show de despedida do pianista nos EUA, transmitido pelo Disney+ em 20 de novembro de 2022, foi o vencedor na categoria de melhor especial de variedades exibido ao vivo. A mixagem de som do concerto também garantiu um prêmio técnico para o programa.

Elton John
Elton, 76, é apenas a 19ª pessoa a conquistar o feito e demorou 37 anos para chegar lá. Apenas cinco EGOTs levaram tanto tempo para ganhar os quatro prêmios, entre eles a dupla de compositores Andrew Lloyd Webber e Tim Rice (38), a atriz Audrey Hepburn (40) e a também atriz Helen Hayes com 45.

Em termos de idade, ele fica atrás apenas do ator e diretor John Gielgud que só ganhou o quarto troféu: aos 87 anos. John Legend, Jenniffer Hudson e Whoopi Goldberg são alguns dos outros agraciados com a quádrupla vitória.

Apesar de todo o sucesso conseguido nos anos 70, Elton John só foi ganhar um Grammy, o primeiro de cinco até o momento, em 1987. O Oscar de melhor canção original chegou em 1995, e o segundo em 2020, e o Tony, de melhor partitura origina por "Aida", em 2000.

Elton John
Por ter se submetido recentemente a uma cirurgia no joelho, "um gentil lembrete, talvez, de uma vida inteira pulando de pianos, brincou, Elton não pôde ir receber o Emmy pessoalmente na noite de ontem (15). Pelas suas redes sociais ele agradeceu. "Ganhamos um Emmy e estou nas nuvens!", escreveu.

Elton ainda prestou tributo aos seus convidados especiais naquela noite, Dua Lipa, Brandi Carlile, Kiki Dee e seu letrista Bernie Taupin, e concluiu: "Estou honrado por ter me juntado às sagradas fileiras dos vencedores do EGOT, um brinde à alegria da música e à magia que ela traz para nossas vidas!"