Para celebrar os 65 anos da publicação do primeiro de seu ainda hoje importante Hot 100, a Billboard convocou o seu staff para uma missão nada simples: eleger as 500 maiores canções da música pop.

Como pop, em última instância, significa popular, qualquer canção de sucesso, em tese, estava gabaritada para ser incluída no ranking, fosse ela originalmente um rock, reggae, funk, soul, reggaeton, country e por aí afora.

A única obrigatoriedade era a de que ela tenha ficado em algum momento entre as 100 mais dos EUA (uma exceção foi aberta para certos singles muito populares lançados nos anos 90 que não entraram no ranking por uma especificidade da época).
Michael Jackson

Com uma quase infinidade de canções para serem escolhidas, o resultado, claro, é heterogêneo e aberto a discussões, como o top 10 que mostramos abaixo comprova.

A lista também permite que se faça um passeio pela história da música popular das últimas seis décadas e meia, o que não é pouca coisa.

Veja, e ouça, as 10 primeiras colocadas do ranking que foi, talvez surpreendentemente, encabeçado por "I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me)", hit lançado por Whitney Houston em 1987. A lista pode ser conferida na íntegra no site da Billboard norte-americana.

10 - "I Want To Hold Your Hand" (1964) - The Beatles ("uma força do tipo que o pop nunca tinha visto e que mudou para sempre a música, cultura e cortest de cabelo em ambos os lados do Atlântico")



9 - "California Love" (1996) - Tupac ("por sobre um sample de metais tirado de uma música de Joe Cocker, a dupla de rappers entrega um verso cada cheio de citações instantâneas sobre como o "Estado Dourado" sabe como se manter em eterna agitação"



8 - "Call Me Maybe" (2012) - Carly Rae Jepsen ("Uma lembrança de um tempo em que o TikTok não mandava em tudo e aquela rede social que costumávamos chamar de Twitter era realmente divertida)



7 - "Billie Jean" (1983) - Michael Jackson ("Nada que MJ, ou quem quer que seja, tenha feirto antes de 1983 preparou o público para "Billie Jean"... mais do que uma canção pop perfeita, trata-se de um marco cultural de grande relevo")



6 - "Like A Prayer" (1989) - Madonna ("O que não falta no incomparável catálogo de sucessos de Madonna são obras-primas pop indiscutíveis, mas a elevação pura de “Like a Prayer” faz dela a joia da coroa da Rainha do Pop.")



5 - "Since U Been Gone" (2005) - Kelly Clarkson ("Nessas quase duas décadas desde que chegou até nós, o eterno sucesso de Clarkson continua sendo, até agora, a maior contribuição do século 21 para o cânone do pop")



4 - "I Want It That Way" (1999) - Backstreet Boys ("Tudo aqui é tão tolo, tão épico, e tão parte do seu tempo que a coisa toda se tornou estranhamente atemporal, compreendida por poucos, mas amada por todos")



3 - "My Girl" (1965) - The Temptations ("Quase 60 anos depois de seu lançamento, “My Girl” ainda soa elegante, mas nem um pouco enfadonha ou antiquada")



2 - "Dancing Queen" (1977) - ABBA ("um sucesso global que transcendeu a era da disco music para alcançar a imortalidade do panteão pop")



1 - "I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me)" - Whitney Houston ("No seu melhor, a música pop condensa todos grandes sentimentos e temas da vida em canções que aumentam a sua experiência vital e te fazem querer mais: mais dança, mais romance, mais cantoria... E se ela ainda faz você se sentir assim toda vez que a noite cai e a solidão chama, então esta pode muito bem ser a melhor música pop de todos os tempos")