A edição americana da Rolling Stone aproveitou que a celebração do "Canada Day", para fazer uma lista com os 50 maiores artistas vindos do país. O texto brinca que o país, que tem um décimo da população dos EUA, nos deu três dos cinco, ou algo perto disso, maiores compositores que já viveram, bem como a mais amada das bandas de rock progressivo (o Rush), a mais significativa cantora de música country (Shania Twain), o maior astro do hip-hop das últimas duas décadas (Drake) e o definitivo astro do R&B dos nossos tempos (The Weeknd).

Isso para não falar do The Band, a banda mais importante do "Americana" (o gênero de rock surgido da mistura vários estilos de música de raiz dos EUA) que é quase toda canadense.
Avril Lavigne

O top 50 lembra de vários astros e figuras importantes vindos do país, em um ranking aberto a diversos estilos e eras. Estão lá k.d. lang (no 40° lugar), Nelly Furtado (35°), Bryan Adams (30°), Shawn Mendes (27°), Avril Lavigne (22°), Justin Bieber (17°), Carly Rae Jepsen (14°) e o Arcade Fire (12°).

Bandas muito queridas dentro do território canadense, mas que nunca conseguiram levar sua música para além da fronteira, caso do Sloan (20°) e principalmente o Tragically Hip (18°) também foram lembrados, assim como grupos hoje meio esquecidos como o Loverboy ou o April Wine, que fizeram sucesso com seu hard rock nos anos 80 e 70.
Joni Mitchell

O primeiro lugar da lista ficou para Joni Mitchell, com Neil Young ficando com o segundo posto. Prova de que a obra da cantora e compositora está em um momento de grande apreciação crítica e também chegando a todo um novo público.

Confira o "top 10 Canadá" na opinião da revista:
Alanis Morissette

10 - Celine Dion ("poucos artistas são tão amados no Canadá como ela")
9 - Alanis Morissette ("seu legado é o de uma mulher sem medo de falar a sua verdade")
8 - The Weeknd ("em 2021 ele era tão grande que se tornou o primeiro canadense a fazer o show de intervalo do Super Bowl")
7 - Shania Twain ("mesmo tendo vendido mais de 100 milhões de discos, ela se mantém fiel às suas raízes")
6 - The Band ("eles podem ser a banda definitiva de Americana, mas quatro de seus integrantes vieram do Canadá")
Drake

5 - Drake ("Toronto não é só um pano de fundo para suas músicas, é um personagem")
4 - Leonard Cohen ("Ele deu ao mundo “Hallelujah,” “Famous Blue Raincoat,” “Anthem,” “Treaty,” “Avalanche,” e sua canção de amor para sua cidade natal, Montreal, “Suzanne”.)
Rush

3 - Rush ("eles nunca pararam de inovar, nunca perderam o senso de humor e jamais tocaram abaixo do pico de suas habilidades")
2 - Neil Young ("mesmo em seus momentos mais 'roqueiro de Los Angeles', o amor dele por sua terra natal é evidente")
1 - Joni Mitchell ("assim como Neil Young, ela sempre voltaria às suas raízes, mesmo radicada em Los Angeles")