Os 12 indicados ao Mercury Prize de 2021 foram revelados. Entregues desde 1991, o prêmio tem apenas uma categoria, a de melhor álbum feito por um artista britânico. Como há uma premiação em dinheiro também, há uma tendência, a se valorizar artistas mais novos ou longe do mainstream, ainda que isso não seja uma regra. Wolf Alice (acima), Celeste, Laura Mvula e SAULT, são alguns dos artistas que poderão o troféu, e pouco mais de R$ 175 mil para casa.

Dos 12 nomes, apenas o Wolf Alice já ganhou o Mercury Prize. Foi em 2018, com "Visions of a Life". O quarteto poderá repetir a dose em 9 de setembro, mas não será fácil. Até hoje apenas PJ Harvey ganhou o prêmio por duas vezes (em 2001, com "Stories from the City, Stories from the Sea" e uma década depois com "Let England Shake"). O vencedor do ano passado foi Michael Kiwanuka, com "Kiwanuka".
Laura Mvula

Já Mvula (acima), terá a sua terceira chance de ganhar o troféu. Ela perdeu em 2013, com "Sing to the Moon", para James Blake, e seu "Overgrown", enquanto "The Dreaming Roon" (2016) foi preterido em favor de "Konnichiwa", de Skepta.

Veja os 12 indicados:

Arlo Parks – "Collapsed in Sunbeams"
Berwyn – "Demotape/Vega"
Black Country New Road – "For the First Time"
Celeste – "Not Your Muse"
Floating Points, Pharoah Sanders and the London Symphony Orchestra – "Promises"
Ghetts – "Conflict of Interest"
Hannah Peel – "Fir Wave"
Laura Mvula – "Pink Noise"
Mogwai – "As the Love Continues"
Nubya Garcia – "Source"
Sault – "Untitled (Rise)"
Wolf Alice – "Blue Weekend"