A cantora Millie Small morreu ontem (5) aos 73 anos depois de sofrer um ataque cardíaco. Nascida na Jamaica em 1946, ela foi a responsável por gravar o primeiro grande hit internacional da música daquele país. Lançada em 1964, "My Boy Lollipop" explodiu em todo o mundo, chegando à segunda posição tanto na parada britânica, quanto na dos EUA, e apresentou um novo ritmo para milhões de pessoas.

Esse foi o primeiro sucesso da chamada bluebeat music, termo que designa as formas iniciais do pop jamaicano - estima-se que 7 milhões de cópias da canção tenham sido vendidas. Igualmente importante, é o fato de que o compacto foi lançado pela Island de Chris Blackwell, que foi empresário e guardião da artista.

Nove anos mais tarde, Blackwell assinaria contrato com Bob Marley em um daqueles momentos que de fato transformaram o mundo da música.

O empresário falou para o Jamaica Observer, que Small era uma pessoa doce, divertida e especial. "Eu diria que Millie levou o ska para o mundo, já que este foi o seu primeiro disco de sucesso. A música estourou em praticamente todos os cantos do mundo. Nós viajamos para vários países, porque era muita gente querendo a sua presença em programas de televisão e coisas assim, e ela lidou maravilhosamente bem com toda aquela situação."

Posteriormente, a cantora tiraria o "Small" de seu sobrenome artístico. Ela gravou ainda outros compactos e álbuns, e, sem alcançar o mesmo sucesso, acabou abandonando a carreira artística.

Ouça "My Boy Lollipop"