Os 60 anos de Madonna merecem ser comemorados com ênfase. Afinal a cantora está presente há décadas na vida das pessoas de todo o mundo. Em mais de 35 anos de fama, a artista inovou e conquistou as paradas e, mesmo que hoje em dia ela não tenha mais a força de outrora, algo compreensível, ela ainda consegue movimentar o mundo pop como poucas pessoas, sem que rpecise se esforçar muito para isso. Nesse especial lembramos 60 momentos que marcaram essa carreira pra lá de vitoriosa. Divirtam-se

1 - O dia 16 de agosto de 1958, quando ela nasceu, em Bay City, Michigan

2 - O ano de 1978, quando, com apenas 20 anos ela decide rumar para Nova York em busca do sucesso

3 - O momento em que ela se encontrou com Seymour Stein, o lendário fundador da Sire Records, em 1982 por intermédio do DJ Mark Kamins. Começaria ali a carreira de Madonna.

Madonna
4 - "Everybody", o primeiro single de sua carreira. Lançado em 1982 ele fez sucesso moderado, mas chegou em terceiro na parada americana de dance music.

Em caso, naquela época, raro, a música se tornaria um hit no Brasil, em comparação em um nível até maior do que nos EUA, já que ela entrou na trilha sonora da novela "Final Feliz" (exibida em 1982 e 1983). O single também se transforma em seu primeiro clipe.

5 - "Holiday", o segundo single e primeiro grande hit. A música chegou no 16° lugar nos EUA e também em segundo no Reino Unido.

6 - O lançamento de "Lucky Star", ques e torna o primeiro single de Madonna a chegar no top 10 americano (na quarta colocação).

Madonna
Madonna Madonna
7 - "Madonna", o álbum, é lançado em julho de 1983. Com cinco de suas oito faixas virando singles. O último deles, a luminosa "Borderline", ganha disco de ouro nos EUA e Grã Bretanha.

O álbum não foi um sucesso imediato, tendo estreado apenas na 190ª posição. Em outubro do ano seguinte ele chegaria ao seu pico - o oitavo posto. Nesse tempo ele vendeu quase 3 milhões de cópias e calcula-se que no mundo desde então ele já tenha superado as 10 milhões de unidades vendidas.

8 - Em 1983 ela vai à Inglaterra pela primeira vez, onde se apresenta no lendário Hacienda de Manchester - o clube que tinha o New Order entre os seus proprietários. A performance que é exibida no The Tube, um dos programas de música mais cultuados da televisão britânica.



9 - Mostrando que desde o começo ela ambicionava tomar conta por completo de sua carreira, ela tenta, sem sucesso, ganhar sua independência artística já em 1984, quando se preparava para gravar o segundo álbum.

Madonna
Madonna Madonna de noiva no VMA de 1984. O pop nunca mais foi o mesmo depois disso
10 - Chegando em um meio-termo, Madonna sugere então que Nile Rodgers do Chic produza o seu disco. O guitarrista estava em voga na época por ter trabalhado com David Bowie em "Let's Dance".

11 - Da parceria Madonna/Rodgers nasce "Like A Virgin", o álbum que fez dela uma superestrela.

12 - Antes do lançamento de "Like A Virgin" em compacto, a cantora a apresentou na primeira edição dos VMAs da MTV.

Exibida em setembro de 1984, a performance é considerada uma das mais importantes da história da música pop.



13 - "Like A Virgin", o single, sai em outubro de 1984, um mês antes do álbum e estoura. A música é o primeiro número 1 de sua carreira.

14 - "Like A Virgin", o álbum, também é o primeiro disco dela a encabeçar o top 200 da Billboard.

15 - "Like A Virgin" não é só a sua faixa-título. Dele também pelo menos mais um clássico do pop oitentista. "Material Girl", chegou ao segundo lugar nos EUA e ganhou um clipe que fez história, com a cantora se transformando em Marylin Monroe.

16 - "Crazy For You" é lançada como single. A música é feita para a trilha de "Vision Quest" ("Em Busca da Verdade" no Brasil) e mostra uma outra faceta da cantora, aqui em uma vibe mais romântica. A faixa foi a segunda dela a ficar no topo da parada americana.

Madonna
17 - Em novembro de 1984 , Madonna saiu pela primeira vez na capa da Rolling Stone. No ano seguinte ela foi escolhida para estampar a primeira página de uma nova revista musical que logo ser tornou influente e popular: a Spin.

18 - "Crazy For You" seria, curiosamente a responsável por tornar um disco brasileiro, um dos mais procurados pelos colecionadores do mundo todo. Tudo porque a música apareceu nas primeiras edições da trilha da novela 'A Gata Comeu", antes dela ter sido retirada do álbum à pedidos da Warner. Por isso uma cópia do disco com essa canção em bom estado, pode valer até alguns milhares de reais.

19 - O sucesso faz com que certos "esqueletos" do passado da cantora viesse à tona. Assim, em 1985 é lançado o filme independente (e bastante amador) "Um Certo Sacrifício" que ela fez em 1979. No mesmo ano tanto a Playboy quanto a Penthouse publicam fotos da artista nua feitas em 1978, quando ela tinha 20 anos.

20 - Também em 1985, ela faz o seu primeiro filme "de verdade". A comédia "Procura-se Susan Desesperadamente", ganhou elogios da crítica e fez sucesso de bilheteria.

21 - Para a trilha desse filme, Madonna e Stephen Bray compõem "Into The Groove". Tido como uma das melhores músicas gravadas por ela (senão a melhor), a música é adicionada às edições internacionais de "Like a Virgin".

22 - Em 10 de abril de 1985 tem início a "Virgin Tour", a primeira de sua carreira. O giro tem 40 shows pela América do Norte, que foram abertos por uma então novata banda que logo também faria história: os Beastie Boys.

Madonna
23 - Em 13 de julho de 1985 ela se apresenta na etapa norte-americana do megaevento beneficente "Live Aid". Ela fez primeiro um set de três músicas - incluindo a pouco lembrada "Love Makes The World Go Round" - e depois retornou para cantar "Revolution" dos Beatles com os Thompson Twins.

24 - Em 16 de agosto de 1985, seu aniversário de 27 anos, Madonna se casa com o ator Sean Penn.

25 - Em novembro de 1985 ela faz uma memorável participação como host do Saturday Night Live. Ela só voltaria ao programa uma única vez. Foi em 1993, desta vez como convidada musical.

26 - Lançado em junho de 1986, "True Blue", o terceiro álbum, chega ao topo da parada de vários países, EUA e Inglaterra inclusos, e se torna outro megassucesso.

27 - 1986 e 1987 se mostram os anos fundamentais para o estabelecimento de Madonna como força do pop. Dos cinco singles de "True Blue", três chegam ao topo e os demais ficam no top 5. São músicas como "Papa Don't Preach", "Open Your Heart" e "Live To Tell", que seguem até hoje como clássicos da década.

Madonna
Madonna Who's That Girl
28 - A cantora segue investindo na carreira cinematográfica, porém com menos sucesso. "A Surpresa de Shangai" é um filme pouco lembrado, assim como "Quem É Essa Garota" ("Who's That Girl" no original).

29 - Se o filme não fez muito sucesso, a trilha de "Who's That Girl", com quatro canções da cantora, vendeu mais de um milhão de cópias e emplacou dois de seus singles no primeiro lugar dos EUA (a faixa-título e "Causing A Commotion").

30 "Who's That Girl" também batiza a segunda turnê da cantora. Um giro mais ambicioso que o anterior, esse leva a artista para a Europa e Ásia, além dos EUA e Canadá, e tem grande parte de seus shows em estádios.

31 - Em novembro de 1987 sai a coletânea de remixes "You Can dance", com versões para a pista de alguns dos grandes sucessos, e algumas novidades. O álbum mostra que a cantora segue interessada na música feita para os clubes, onde sua carreira se desenvolveu.

32 - Em dezembro de 1987 a cantora se divorcia de Sean Penn.

Madonna letras
33 - Em 16 de agosto de 1988 Madonna chega aos 30 anos com seu lugar como uma das grandes faces do pop daquela década, plenamente garantido. Ela começa a tramar a sua próxima, e fundamental, guinada.

34 - No começo de março é lançado o single "Like A Prayer", que causa polêmica com o seu vídeo, acusado de blasfemar contra imagens do cristianismo.

Os protestos fazem ca Pepsi cancelar o acordo milionário de patrocínio que havia fechado com a cantora e até o Papa João Paulo II pede para que Madonna seja boicotada. Apesar de toda falação, o compacto chega ao topo da parada.

35 - Em março de 1989 ela lança o hoje clássico álbum "Like A Prayer". O disco mostra que a cantora havia amadurecido, mas mantinha seu senso pop. Os críticos costumam concordar que esse é melhor álbum de sua carreira.

36 - Madonna encerra os anos 80 como a maior estrela da música pop daquele momento. Ela emplaca mais dois singles de seu mais recente álbum - "Cherish" e "Express Yourself" e sua posição de ícone só iria aumentar nos meses seguintes.

37 - Com "Like A Prayer" ainda em alta, ela coestrela a versão cinematográfica do clássico das HQs "Dick Tracy", dirigido e estrelado por Warren Beatty.

38 - Junto com o filme ela lança "I'm Breathless", com canções inspiradas no jazz e suingue dos anos 40. "Sooner Or Later", composta pelo mestre dos musicais Stephen Sondhein ganha o Oscar. Madonna canta a música na cerimônia do ano seguinte.



39 - Nem só de jazz era formado "Im Brethless". A sua última faixa era uma faixa pop, dançante e que apresentou um estilo de dança famoso no underground para o mundo. A música era "Vogue" e tanto ela, quanto seu clipe, fizeram história. O single foi o oitavo dela a chegar ao topo da Billboard.

Madonna
40 - Em abril de 1990 tem início a "Blond Ambition World Tour", que se tornaria uma das mais importantes de toda a música pop. A cantora usa e abusa de sua sexualidade nos shows e cria polêmica em quase todas as paradas do giro. A imagem dela com o corselete dourado, usado por ela nos concertos, se torna icônica.

41 - A cantora fecha o ano de 1990 lançando a importante coletânea "The Immaculate Collection". Além de vender milhões de cópias em todo o mundo, o disco serve para mostrar a quantidade, e a qualidade, de seus compactos.

42 - Apesar do clima de retrospectiva, a compilação acabaria chamando também a atenção com uma de suas duas faixas inéditas. A sensual "Justify My Love", escrita com Lenny Kravitz, mostrava a cantora antenada com a dance music moderna e, ainda hoje, é muito usada por produtores de televisão para sonorizar momentos "de erotismo". A música é mais uma a chegar ao número 1 nos EUA.

Madonna
43 - Para ilustrar "Justify..." a cantora faz um de seus clipes mais polêmicos, usando e abusando da temática sexual. A MTV o considera muito explícito para ser exibido. O vídeo acaba sendo lançado em VHS e se torna um grande sucesso de vendas.

44 - O filme "Na Cama Com Madonna" é lançado em 1991. Juntando imagens de show e de bastidores, o filme documenta a "Blond Ambition Tour" e não foge da polêmica - seja em uma cena em que a cantora simula fazer sexo oral em um garrafa, ou quando aparece enfiando o dedo na goela depois de ver o ator Kevin Costner.

44 - Apenas por alguns meses, Madonna resolve deixar um pouco a imagem de rainha do erotismo musical de lado e volta a ser uma "boa moça". Ela lança a balada "This Used To Be My Playground", outra que encabeça a parada americana, e aparece no pouco lembrado "Uma Equipe Muito Especial".

45 - A faceta mais transgressora da cantora volta a tomar conta no segundo semestre de 1992 com o lançamento do single "Erotica", mais uma canção que explora o clima sensual e com um clipe igualmente ousado.

Madonna
46 - Em outubro é lançado o livro "Sex", com fotos que abordam diversas facetas do erotismo e mantém o nome de Madonna com força na mídia.

47 - O álbum "Erotica" é recebido com certa frieza, mostrando que o público talvez estivesse se cansando do lado mais polêmico da artista. Ainda assim o álbum rende dois singles importantes: a dançante "Deeper And Deeper" e "Rain", uma de suas grandes baladas.

48 - Em 25 de setembro tem início a "The Girlie Show World Tour", que percorreria o mundo em apenas três meses e 39 shows.

Em novembro daquele ano, ela finalmente se apresentou no Brasil (e na mesma época em que Michael Jackson também veio para cá!). Foram dois shows, um em São Paulo no Morumbi e outro no Rio de Janeiro no Maracanã, ambos com lotação esgotada e clima de histeria.

49 - O álbum "Bedtime Stories" de 1994 é lançado, sem atingir os picos de sucesso artístico e comercial dos anos anteriores. Mesmo assim, ele tem seus bons momentos, como "Take A Bow" (que chegou ao número 1). A cantora não faz uma turnê para divulgá-lo.

50 - Em 1996 Madonna quer ser levada a sério também como atriz. Ela aceita fazer o papel de Eva Perón na versão cinematográfica do musical "Evita" - o que não agradou a uma certa parcela da população argentina - e se empenha no papel. Apesar da forte campanha, ela não é indicada ao Oscar, mas consegue o Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical. A canção "You must love me" - composta por Andrew Lloyd Weber e Tim Rice, ganha o Oscar de canção original.



Madonna
Madonna Madonna com Lourdes Maria
51 - Em 14 de outubro de 1996 Lourdes Maria Ciccone Leon nasce. A primeira filha da cantora tem como pai o personal trainer, que depois se tornou ator, Carlos Leon.

52 - Com "Ray of Light" de 1998, Madonna volta a colher elogios da crítica com um novo álbum, tido como o seu mais forte naquela década, e de público. As vendas mundiais estão estimadas em 16 milhões de cópias. Aos 40 anos ela segue inspirando pessoas em todo o mundo.

53 - A fase boa segue com "Music", outro álbum celebrado e igualmente bem sucedido. Madonna chega assim ao século 21, ainda como uma estrela de primeira grandeza.

A faixa-título do disco se torna o seu último, ao menos até aqui, número 1 na Billboard.

54 - Em 11 de agosto de 200 nasce Rocco John Ritchie. Filho da cantora com o diretor Guy Ritchie, com quem ela se casaria.

55 - Depois de oito anos ela volta aos palcos com a "Drowned World Tour", que passa pela Europa e América do Norte.

56 - O álbum "Confessions on a Dance Floor" de 2005 é outro megassucesso e vende estimadas 10 milhões de cópias em todo o mundo.

57 - A cantora volta ao Brasil em 2008, com a "Sticky & Sweet Tour " que divulga o álbum "Hard Candy". São cinco shows no país. No giro ela conhece o modelo Jesus Luz com quem viria a namorar, logo depois de terminar o seu casamento com Ritchie. Ela também entra para o Hall da Fama do Rock and Roll.

58 - Em 5 de fevereiro de 2012 ela faz o sempre importante show do intervalo do Super Bowl e anuncia o lançamento do álbum "MDNA". A turnê do disco, batizada "The MDNA Tour", também chega ao Brasil.



59 - Em 6 de março de 2015 Madonna lança seu 13° álbum, o bem recebido "Rebel Heart".

Madonna
60 - Em 16 de agosto a artista chega aos 60 anos em uma posição única. Madonna é um ícone cultural de primeira grandeza, tendo ajudado a quebrar tabus e a colocar no mainstream muitas tendências que estavam no underground. De forma que é possível dizer com segurança que ela ajudou a moldar o mundo da cultura de massas dos últimos 35 anos como pouquíssimas pessoas.

O fato dela ter anunciado o lançamento de um novo álbum para breve, mostram que ela segue interessada em trabalhar e quebrar barreiras e que o futuro ainda lhe interessa mais que o passado.