O baterista D. J. Fontana morreu ontem (13) aos 87 anos enquanto dormia. O anuncio foi feito pelo filho do músico em uma postagem no Facebook. Fontana era o último sobrevivente do The Blue Moon Boys, o trio que acompanhou Elvis Presley (1935-1977) nos anos 50.

O baterista se juntou ao Rei do Rock, que antes não tinha um baterista em sua banda, em 1955. No começo, Presley gravava apenas com o acompanhamento de Scotty Moore (guitarra, morto em 2016) e Bill Black (baixo, que morreu em 1965 vítima de um tumor cerebral).

Fontana chegou para dar mais ênfase no ritmo das canções e gravaria mais de 400 faixas com Elvis, entre elas alguns dos maiores clássicos da história da música moderna como "Heartbreak Hotel", "Hound Dog" e "Jailhouse Rock" - lançadas entre 1956 e 1957.

A banda chegou ao fim em 1958 - quando Presley foi servir o exército e, na volta, deixou de fazer shows para se dedicar ao cinema - mas Fontana seguiu acompanhando o cantor em estúdio durante quase toda a década de 60.

Os Blue Moon Boys voltariam a se reunir em 1968 para um seguimento do especial que Elvis gravou para a NBC que foi de grande importância no renascimento artístico do cantor.

Veja um raro clipe de "Heartbreak Hotel"



Ouça os grandes clássicos de Elvis Presley aqui no Vagalume!