Para essa categoria considerarmos artistas que estavam há pelo menos cinco anos sem lançar um disco de estúdio, o que explica a ausência de nomes de U2, Taylor Swift, Katy Perry, Liam Gallagher ou Jay-Z, entre outros, da lista final.

Dito isso, consideramos as voltas de Ke$ha, Gorillaz e, do lado nacional os Tribalistas como as mais marcantes do ano.

Ke$ha
Kesha
A americana retornou com "Rainbow", seu primeiro trabalho a sair depois do processo que moveu contra o produtor Dr. Luke. acusado pela cantora de lhe abusar física, sexual e emocionalmente.

O material do disco começou a ser composto quando a artista estava em uma clínica de reabilitação e ele se mostrou bem mais intimista e pessoal do que as canções mais festeiras e hedonistas que a levaram ao sucesso no início desta década.

"Rainbow" pode não ter sido um estouro de vendas. Ainda assim, ele estreou no topo da parada americana, foi bem recebido pela crítica (para a edição americana da Rolling Stone ele foi o quarto melhor álbum de 201) e valeu a ela a sua primeira indicação ao Grammy - na prestigiada categoria de álbum pop vocal.

Ouça "Praying"



Taylor Swift
Taylor Swift


A norte americana teve um dos retornos mais comentados do ano. O clipe do single que marcou sua volta, "Look What You Made Me Do", foi elogiado e bateu recordes, além de a música ter conseguido o número 1 nas paradas de single.

O novo álbum, "Reputation", chegou em novembro e não desapontou: além de ter sido um sucesso de vendas, foi também um dos trabalhos mais elogiados de Taylor pela crítica especializada.

Veja "Look What You Made Me Do":



Gorillaz
Gorillaz letras
A banda virtual, estava em "estado de hibernação" enquanto seu criador Damon Albarn se ocupava de outros projetos - incluindo o retorno do Blur e o seu disco solo. Um desentendimento entre ele e o cartunista Jamie Hewlett também teria atrasado o retorno do projeto.

"Humanz", o primeiro trabalho deles em seis anos, voltou a trazer uma grande quantidade de artistas convidados - de Noel Gallagher ao rapper Vince Staples e se mostrou um dos bons discos de 2017. Agora é esperar para finalmente vê-los ao vivo no Brasil - no Jockey Club em São Paulo dia 30 de março do ano que vem.

Ouça "Saturnz Barz (Spirit House)"



Os Tribalistas
Tribalistas
"O Tribalismo é um anti-movimento que vai se desintegrar no próximo momento", assim diziam Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown na faixa que encerrava o disco, único, do trio lançado em 2001.

Apesar do enorme sucesso do álbum, os três mantiveram-se firmes em sua decisão de não fazer shows e nem de lançar uma sequência daquele álbum, ainda que eles tenham permanecido próximos e continuado a colaborar nos discos uns dos outros.

16 anos depois, e de forma inesperada através de um anúncio no Facebook, o trio anunciou a sua volta com um novo disco e um especial televisivo - sobre shows ainda nada foi falado. De qualquer forma, o trabalho, também homônimo, serviu para matar a saudade dos fãs.

Ouça "Aliança"



Veja a próxima categoria: As músicas que ficaram mais tempo no topo do top 100

Veja também: Todas as categorias