Pat DiNizio, o guitarrista e principal compositor dos Smithereens morreu ontem aos 62 anos. O anúncio foi feito na página da banda no Facebook. A causa da morte não foi divulgada, mas o músico vinha sofrendo com diversos problemas de saúde nos últimos anos - em 2015 um tombo lhe causou um sério problema nos nervos que limitou a funcionalidade de um de seus braços e mãos. Ainda assim, ele estava se recuperando: o grupo havia anunciado seu retorno aos palcos em janeiro do ano que vem.

Uma mensagem de pesar foi postada pelos outros membros da banda. "Hoje nós lamentamos a perda de nosso amigo, irmão e colega.

"Pat tinha o toque mágico, ele canalizou a essência da alegria e desilusão amorosa em ganchudas canções pop de três minutos... Nossa jornada com ele foi longa, cheia de histórias e muito divertida. Nós crescemos juntos. Mal sabíamos que não iríamos envelhecer também. Adeus Pat, parece que foi ontem.", diz o texto assinado por Jim Babjak, Dennis Diken, and Mike Mesaros.

Os Smithereens surgiram no início dos anos 80 e ficaram conhecidos por sua música marcada pela forte influência do rock da década de 60. Não à toa eles eram muito queridos entre os fãs de power pop.

A banda gravou 11 discos, incluindo álbuns em tributo aos Beatles e The Who. Os mais conceituados são o primeiro, "Especially for You" (1986), e "11" de 1989. Desse último saiu a canção mais conhecida deles "A Girl Like You", que ficou no top 40 americano e que pode ser ouvida no vídeo abaixo.