Malcolm Young, guitarrista base e fundador do AC/DC ao lado de seu irmão Angus, morreu nesta madrugada aos 64 anos. O a núncio foi feito na página da banda no Facebook. "Hoje é com imensa tristeza que o AC/DC precisa informar a morte de Malcolm Young, amado marido, pai, avô e irmão. Malcolm estava sofrendo com demência há vários anos e morreu pacificamente na cama ao lado de sua família", diz a postagem.

Em publicação posterior, a banda afirmou que "sua lealdade aos fãs foi insuperável" e que Malcom foi um visionário perfeccionista e único."

Angus Young, o guitarrista principal, também lamentou a morte do irmão. "É difícil expressar em palavras o que ele significou para mim durante minha vida, o vínculo que tivemos foi único e muito especial. Ele deixa para trás um enorme legado que viverá para sempre. Malcolm, trabalho bem feito".

O AC/DC foi formado em 1973 em Sydney, Austrália. O grupo rapidamente se tornou um dos maiores do país com seu rock pesado, básico e de alto impacto. Ainda na década de 70, com o vocalista Bon Scott, morto em 1980, o quinteto conseguiu se firmar na Europa e avançar no mercado americano.

O mega-estrelato chegou em 1980, ano de "Back In Black", gravado com o vocalista Brian Johnson e um dos discos mais vendidos da história (calcula-se que ele já tenha superado as 50 milhões de cópias mundialmente). Ainda que para o público, Angus sempre tenha sido visto como a figura principal da banda, era Malcolm quem na verdade tomava a maioria das decisões. Como músico cabia a ele dar a sustentação sonora do grupo e não exagero chamá-lo de um dos maiores guitarristas base da história do rock.

Depois de seu afastamento, o AC/DC lançou o álbum "Rock Or Bust" (2014) onde ele foi creditado como co-autor de todas as faixas, ainda que não se saiba exatamente qual tenha sido a sua real participação nas composições. Na turnê, ele foi substituído pelo seu sobrinho Stevie Young.

Malcolm esteve com a banda para shows no Brasil em três oportunidades: em 1985 no primeiro Rock In Rio, 11 anos depois com a turnê "Ballbreaker" e em 2009, com a "Black Ice Tour".