O mundo perdeu mais um pioneiro do rock. O cantor e pianista Fats Domino morreu aos 89 anos "de forma pacífica e cercado pelos seus familiares", segundo contou a filha do músico à WWL-TV. Domino conheceu o sucesso na década de 50 e fez história ao mostrar ao mundo o rhythm and blues com tempero de Nova Orleans, sua cidade natal.

O início da carreira de Fats antecede a explosão do rock'n'roll - seu primeiro hit "The Fat Man" é de 1950, quatro anos antes da estreia de Elvis Presley. O auge de sua carreira se deu entre 1956 e 1960 quando lançou canções que se tornaram clássicas como "Blueberry Hill", "Blue Monday" e "Ain't That A Shame".

Da mesma forma que aconteceu com outros nomes da primeira geração do rock'n'roll, a popularidade dele decaiu com a chegada dos Beatles e os demais nomes da década de 60. Independentemente disso, a sua marca já havia sido deixada - vide "Lady Madonna", composta por Paul McCartney para os Beatles ao estilo do ídolo como forma de homenageá-lo.

Mesmo sem o sucesso de outrora, Fats Domino seguiu gravando e fazendo shows ao redor do mundo. Ele só parou de se apresentar depois da passagem do Furacão Katrina por Nova Orleans em 2005 - na época a sua morte chegou a ser divulgada já que ele foi dado como desaparecido.

A notícia foi desmentida, mas ele perdeu praticamente tudo o que tinha com as inundações. Sua casa acabaria reconstruída e a RIAA e a Capitol Records lhes deram novos discos de ouro em substituição aos que se perderam.

Domino foi escolhido para fazer parte da primeira turma do Rock and Roll Hall Of Fame - agora apenas Jerry Lee Lewis, Little Richard e Don Everly dos Everly Brothers estão vivos entre os que entraram para o Hall em 1986. A edição americana da Rolling Stone também o considerou o 25° artista mais importante da história do rock.

Ouça "Blueberry Hill" (n°2 nos EUA em 1956)



E "Ain't That A Shame" (n° 10 em 1955)