A banda Evanescence voltou aos estúdios após um intervalo de cinco anos sem lançar músicas novas, e o clipe do single “Imperfection” chegou ontem (19), carregado de simbolismos e uma mensagem forte, que alerta para os perigos da depressão seguida de suicídio.

O Vagalume ajuda você a destrinchar a letra e o clipe, lembrando sempre que há diversas interpretações possíveis para cada trecho. Inclusive, alguns fãs já chegaram a questionar se a garotinha do clipe representa Amy Lee em sua infância, no período traumático em que a cantora, com apenas seis anos de idade, perdeu sua irmãzinha mais nova para uma doença desconhecida e ficou bastante perdida em relação aos seus sentimentos e seu lugar no mundo.

Outra teoria aponta para a possibilidade de a garotinha do clipe representar uma viagem para os próprios pensamentos confusos de Amy Lee após perder alguém muito próximo, até o momento em que a cantora desperta com a chuva caindo sobre seu rosto. Será ainda que é a garotinha quem representa a salvadora da banda, que aparece se afogando nos pensamentos obscuros, com toda a inocência e pureza que apenas uma criança é capaz de ter?

O fato é que o clipe demonstra de forma muito simbolista e artística a fase do luto, em que a pessoa que fica para trás perde o chão e fica desnorteada.

Veja a seguir a explicação para alguns trechos da música:

Evanescence


"I'm gonna save you from it / Vou te salvar disso tudo
Together we'll outrun it / Juntos, seremos mais fortes que isso
Just don't give into the fear / Não se renda ao medo
So many things I would've told you / Há tantas coisas que eu teria te falado
If I knew that I was never gonna see you again / Se eu soubesse que jamais veria você de novo"


Como Amy Lee explicou em uma entrevista, a música fala a partir da perspectiva de quem perdeu um ente querido, da pessoa que ficou aqui em vida sozinha e sem alento. O trecho menciona também o arrependimento por não ter falado algo que você queria falar, mas que por qualquer motivo banal e mundano, acabou ficando em silêncio.

Evanescence


"I wanna lift you up into the light that you deserve / Quero te erguer para a luz que você merece
I wanna take your pain into myself so you won't hurt / Quero trazer sua dor para dentro de mim para você não se machucar"


Neste trecho, Amy Lee oferece ajuda à pessoa que está em depressão e entrando no túnel escuro e sem saída que atordoa e impede que se enxergue a vida com clareza.

Evanescence


"Don't you dare surrender / Não ouse se render
Don't leave me here without you / Não me deixe aqui sem você
'Cause I could never / Pois eu jamais poderia
Replace your perfect imperfection / Substituiria sua imperfeição tão perfeita"


A cantora se coloca no lugar da pessoa que está prestes a perder alguém para o suicídio e pede que a pessoa lute para viver. Muitas vezes, o suicida acha que não vai fazer falta na vida de ninguém, e Amy Lee mostra o contrário, pede para que ele ou ela não a deixe sozinha no mundo. No clipe, a criança parece não ter mais ninguém e agora está perdida no mundo e em seus próprios pensamentos confusos e sombrios.

Evanescence


"The way you look us over / A forma como você nos olha de cima
Your counterfeit composure / Sua compostura falsa
Do you really know the weight of the words you say? / Você sabe mesmo o peso das palavras que você diz?
You've got an ego to feed / Você tem um ego a sustentar
Too late to rise above it / É tarde demais para ser superior
Don't look now but the little girl's got a grenade / Não olhe agora, mas a garotinha está com uma granada"


Em uma entrevista, Amy Lee revelou que ela própria precisa dizer a si mesma todos os dias que deve enfrentar pensamentos negativos e não ceder ao medo, pois só assim ela consegue seguir em frente. Já a pessoa que finge uma postura que não é genuína e disfarça seus medos, em vez de enfrentá-los, só para alimentar o ego, uma hora não aguenta mais. Na música, o trecho que fala da “garotinha com uma granada” representa simbolicamente o momento da explosão de sentimentos extremos, como raiva, desespero e tristeza profunda.

Evanescence


"We stand undefined / Permanecemos indefinidos
Can't be drawn with a straight line / Não podemos ser delineados com uma linha reta
This will not be our ending / Este não será nosso fim
We are alive, we are alive / Estamos vivos, estamos vivos"


Na explicação que deu para o significado da música, Amy Lee reforça o fato de que não somos perfeitos e nem definidos por um padrão. Portanto, não podemos nos impor limites que não existem, e muito menos ceder à pressão dessas linhas invisíveis, o que pode levar ao suicídio.

Evanescence


"Don't you dare surrender / Não ouse se render
I'm still right beside you / Eu ainda estou bem aqui ao seu lado
And I could never / E eu jamais
Replace your perfect imperfection / Substituiria sua imperfeição tão perfeita"


Por fim, na música a cantora suplica para que a pessoa que está prestes a cometer suicídio não o faça, pois ela está bem ali ao seu lado e aceita todas as imperfeições que o mundo tanto insiste em rejeitar.

Gostou da análise da letra? Participe da discussão e deixe suas impressões sobre a nova música do Evanescence em nossos comentários!

Assista abaixo ao clipe de "Imperfection":



Não deixe de conferir mais músicas e fotos do Evanescence no Vagalume!