A comunidade de La Perla, em Porto Rico, era um local desconhecido por muitos até o hit "Despacito (Feat. Daddy Yankee)", de Luis Fonsi, se tornar conhecido mundialmente. A região foi totalmente modificada para servir de cenário ao clipe da canção. As ruas estreitas e com casas coloridas passaram a receber mais turistas, o que fomentou a abertura de novos estabelecimentos, como lojas e restaurantes.

Todo o esforço para alavancar o crescimento da região foi por água abaixo após a passagem do furacão Maria, que atingiu a região no último mês de setembro. O que era um espaço em crescente expansão turística se transformou em um cenário de "guerra", com destruição por todos os lados. O que se via eram cabos de eletricidade destruídos, serviço de abastecimento de água interrompido, casas desmoronadas e ruas alagadas.

Um dos estabelecimentos que mais prosperaram com o clipe de "Despacito", o restaurante La Garita teve as quatro paredes de concreto derrubadas com a passagem do furacão, mantendo-se preservada apenas a área da cozinha.

O dono do restaurante, Ibilson Morales, destacou que o bairro passou a ser o mais visitado de Porto Rico e lamentou o ocorrido.

De comunidade ligada ao tráfico a ponto turístico

La Perla era conhecido como um bairro com altas taxas de criminalidade, onde o tráfico de drogas imperava e as ruas eram disputadas por grupos rivais.

Mesmo com tantos pontos negativos, a comunidade foi escolhida por Luis Fonsi e Daddy Yankee para a gravação do videoclipe de "Despacito". A população passou a acreditar que uma intensa transformação seria possível a partir daquele momento, com mais segurança para as pessoas, além de maior preservação das casas e da tradição arquitetônica da região, que estava sendo alvo de interesses imobiliários "revolucionários demais" para os moradores.

Agora, a devastada La Perla, assim como todo o Porto Rico, buscam ajuda de todos os gêneros. Uma boa parte do auxílio vem de campanhas encabeçadas por artistas do mundo da música, como o próprio porto-riquenho Fonsi, além de Camila Cabello, a latina Jennifer López, a cantora cubana Glória Estefan e Lin-Manuel Miranda. Outros artistas, como Lady Gaga, também enviaram mensagens de apoio via redes sociais.

No último dia 6 de outubro, foi lançado o clipe da música "", com participação de vários cantores, como Fonsi e Camila Cabello. O single tem como objetivo arrecadar fundos para auxiliar a reconstruir Porto Rico, recuperando também a dignidade da população local. Veja o clipe: