O Foster The People ficou conhecido em 2011 pelo sucesso "Pumped Up Kicks". Com a música, a banda indie chegou às principais paradas de single pelo mundo e emplacou o álbum de estreia "Torches", conquistando muitos fãs, inclusive pelo Brasil.

Apesar do ritmo dançante e do refrão "chiclete", "Pumped Up Kicks" fala de um tema polêmico: a violência com armas.

Em uma decisão que tomou alguns fãs de surpresa, a banda resolveu não tocá-la nos shows após o massacre em Las Vegas, no dia 1º de outubro. Na ocasião, um homem abriu fogo em um show, matando 58 pessoas e ferindo mais de 500.

No dia seguinte ao atentado (2), em uma apresentação em Charlotte (EUA), o Foster The People se pronunciou sobre o triste fato, antes de tocar a última música do show. "Sentimos que é errado tocar "Pumped Up Kicks" hoje à noite", disse o vocalista Mark Foster.

Ele continuou: "Sentimos que seria desrespeitoso, apesar de a canção ser sobre violência com armas e acabar com isso". A banda substituiu seu grande hit pelo clássico de John Lennon, "Love".

Veja abaixo um vídeo com as palavras de Mark sobre não tocar "Pumped Up Kicks" e a performance de "Love":



O significado da letra de "Pumped Up Kicks"

"All the other kids with the pumped up kicks / Todas as outras crianças com sapatos caros
You better run, better run, outrun my gun / É melhor vocês correrem, correrem mais rápido que a minha arma
"

Acima, você pôde ler, com a tradução, o refrão do grande hit do Foster The People.

Este é um, de muitos exemplos, onde a letra pode não ser totalmente compreendida pelo ouvinte, sem uma análise do contexto geral da música. Apesar do ritmo dançante, "Pumped Up Kicks" fala de um tema polêmico, nas palavras do próprio vocalista da banda e compositor da música.

"Eu estava tentando entrar na cabeça de um criança isolada e psicótica", disse Mark em entrevista para a revista "Rolling Stone", em 2011, quando a música começou a fazer sucesso.

Em uma declaração para a rádio KROQ, no mesmo ano, o vocalista falou sobre o seu objetivo de escrever uma letra como essa: "Eu a escrevi para uma conscientização do problema (violência com armas). Está se tornando uma epidemia. Mas não é a violência com armas... o que está se tornando uma epidemia é a falta de família, falta de amor e o isolamento. Crianças que não têm um lugar para ir ou alguém para conversar e é isso que as faz enlouquecer", explica o vocalista.



Nos dois shows seguintes, a banda voltou a tocar "Pumped Up Kicks". Porém, em sua performance no dia 6, no Austin City Limits Festival, o Foster The People tomou a decisão de não apresentar a música.

Antes de fechar o show, novamente com "Love" de John Lennon, Mark dedicou a música para aqueles que foram atingidos pelo atentado em Las Vegas.

A banda não se pronunciou oficialmente se deixará de tocar a música em outras apresentações ou se "Pumped Up Kicks" estará normalmente no setlist de seus próximos shows.

Veja letras, fotos e mais do Foster The People no Vagalume!