O baterista Aki Hakala e o vocalista Lauri Ylönen do The Rasmus estiveram recentemente no Brasil como parte de uma turnê promocional para divulgar "Dark Matters", o novo disco que acabou de serf lançado, e facilitar os contato para uma nova vinda dos finlandeses ao país. Hakala aproveitou a viagem para falar com o Vagalume. Confira o papo!

Vocês estão fazendo essa turnê promocional pela América Latina. Soubemos estavam no México exatamente no dia daquele terrível terremoto (19 de setembro). Como foi a experiência de estar no país em um momento tão difícil?
Sim, nós estávamos no México algumas horas depois do terremoto de grandes proporções. Foi um momento confuso e assustador e nos sentimos péssimos por todos que sofreram naquele momento. Nós ficamos no país por três ou quatro dias e gravamos várias sessões com instrumentos acústicos, fazia tempo que não fazíamos algo assim. mas toda a visita acabou sendo ofuscada pelo sofrimento emocional de todo o país e claro que tudo nos afetou também.

O que você podem falar sobre o novo álbum?
Ele tem uma mistura de sonoridades mais pesadas como em "" - essa aliás também está na trilha de um filme de fantasia finlandês chamado "Rendel". No outro lado do espectro estão faixas como "Nothing" ou "Empire" que têm influência de urban music e hip hop. O Pauli e o Lauri também se dibvorciaram recentemente e algumas das canções carregam um pouco de um clima emocional pesado.

"", o novo single, soa pesado, mas também tem uma sensibilidade pop. Vocês gostam de brincar com esses dois extremos?
Nós temos um apetite por melodias pegajosas. Foi assim que começamos e e sempre foi uma parte de nós. "Wonderman" tem também uma guitarra bem pesada e um riff tocado por um pedal de bumbo duplo, e isso também faz parte da gente, ainda que essa canção seja um pouco lenta, e assim mais pesada do que o tempo típico de uma música tipicamente nossa.

Aqui no Vagalume, nós traduzimos as letras de artistas de todos os tipos. Nesse momento as canções de vocês mais buscadas pelos nossos usuários são "In The Shadows", "Pa pa" e No Fear". O que você poderia nos falar sobre essas músicas?
Em "In The Shadows" o Lauri explorou seu desejo pela vida, o fato de ser jovem e talvez um pouco sobrecarregado pelo tamanho e magnitude de tudo o que estava acontecendo ao redor dele e com a banda se tornando uma coisa grande.

Eu não me lembro sobre o que "Pa-Pa" diz respeito. Talvez ele tenha quebrado a bicicleta de seu amigo e não iria devolvê-la de qualquer forma (risos).

"No Fear" é sobre uma pessoa que precisa ser despertada de seu estado de calmaria, dar alguma direção à sua vida e começar a buscar os seus sonhos de vida. De outro modo ela seria uma oportunidade desperdiçada.

Finalmente, vocês pensam em retornar ao Brasil? Já faz mais de uma década desde que vocês estiveram por aqui.
Nós adoraríamos tocar no Brasil, onde temos uma grande base de fãs. E nós esperamos que eles consigam nos ajudar a viabilizar alguns shows por aí, talvez falando com as casas de shows, promotores ou rádios apoiarem essa ideia. Nós só tocamos no Brasil há muitos anos e seria muito divertido poder retornar.