Tom Petty, morto na noite de ontem (2) aos 66 anos, ajudou a revigorar o rock americano da década de 70. Ao lado dos Heartbreakers ele buscou fazer uma música mais básica, simples e melódica - um caminho que, em paralelo, os punks de certa forma também trilhavam.

Muito influenciado pelo pop das décadas anteriores - Beatles, Rolling Stones, Bob Dylan, o rock dos anos 50 e, especialmente, o folk rock dos Byrds - o músico se tornou um dos grandes nomes da música americana moderna.

Em uma carreira longa, seu primeiro álbum saiu em 1976, Petty deixou registrado vários discos e canções que hoje são tidos como clássicos.

A lista abaixo reúne cinco músicas do artista tiradas de seus álbuns mais importantes.

"American Girl" - 1976
Tom Petty
Tom Petty Tom Petty and the Heartbreakers
O primeiro álbum de Petty com os Heartbreakers é uma das grandes estreias da história do rock. Curto e grosso, 10 faixas em 30 minutos, ele não fez muito sucesso quando saiu, mas acabou ganhando notoriedade depois que o artista chegou ao mainstream anos depois.

A faixa mais icônica do álbum, e talvez de toda sua carreira, é a melódica e misteriosa "American Girl", com sua introdução inesquecível e uma letra que fez muitos fãs acharem que ela falava de forma velada de um suicídio (algo que ele negou).

Petty costumava encerrar seus shows com ela, e foi essa a última canção que ele cantou em um palco - no último dia 25 no Hollywood Bowl em Los Angeles.

A versão abaixo foi gravada em 2002, durante a cerimônia que marcou a sua entrada no Rock And Roll Hall Of Fame - ele estava entre os artistas que foram chamados para fazer parte da entidade já no primeiro ano de elegibilidade.



"Don't do Me Like That" - 1978
Tom Petty
Tom Petty Damn the Torpedoes
Tom Petty já havia chamado a atenção no Reino Unido, graças aos elogiados shows que fez pela Inglaterra em 1977, enquanto em sua terra natal ele ainda estava batalhando. A guinada definitiva se deu com o terceiro álbum.

"Damn The Torpedoes" saiu em 1978, chegou ao segundo lugar da parada americana e emplacou o single "Don't Do Me Like That" no top 10. O disco é tido como o melhor e mais completo gravado por ele, e foi escolhido décadas depois, um dos 500 melhores álbuns já feitos pela edição americana da Rolling Stone.



"Free Fallin'" - 1989
Tom Petty
Tom Petty Full Moon Fever
Na segunda metade dos anos 80, Petty começou a andar com a "realeza". Em 1987 ele, e os Heartbreakers, fizeram uma turnê como banda de apoio de Bob Dylan. No ano seguinte o músico se juntaria aos Traveling Wilburys - supergrupo que tinha além dele e de Dylan, George Harrison, Roy Orbison e Jeff Lynne do ELO em sua formação.

Lynne viria a produzir o álbum seguinte do artista, o primeiro dele gravado sem os Heartbreakers. "Full Moon Fever" estourou nos EUA (onde ganhou disco de platina quíntuplo) e em outras partes do mundo.

"Free Fallin'", seu principal single, se tornou um standard moderno. A faixa chegou ao sétimo lugar nos EUA, o melhor desempenho dele no top 100 da Billboard, e ainda hoje é bastante tocada nas rádios de flashback e rock clássico.



"Mary Jane's Last Dance" - 1993
Tom Petty
Tom Petty Greatest Hits
Nos anos 90 Tom Petty era um artista estabilizado. Seus discos vendiam bem, os shows estavam cheios, e ele tinha o respeito de críticos e outros músicos - incluindo vários de seus heróis.

Com mais de 15 anos de estrada ele ainda não tinha lançado uma coletânea de sucessos, apesar dos apelos da gravadora. Quando ele finalmente deu o seu aval para o disco ele explodiu. Um ano e meio depois de lançado ele já tinha passado das 4 milhões de cópias nos EUA e atualmente as vendas ultrapassam as 12 milhões de unidades.

"Mary Jane's last Dance", uma das duas inéditas da compilação, junto com a cover de "Something In The Air" do Thunderclap Newman, fez sucesso nas rádios, e paradas além de ter rendido um clipe que teve alta rotação na MTV.



"You Don't Know How It Feels" - 1994
Tom Petty
Tom Petty Wildflowers
"Wildflowers", o segundo álbum solo de Petty foi um de seus discos mais bem sucedidos artística e comercialmente. Produzido por Rick Rubin, ele foi escolhido pela Rolling Stone americana um dos melhores discos de rock da década de 90, além de ter vendido mais de três milhões de cópias nos EUA. "You Don't Know..." chegou na 13ª posição e foi seu último single a aparecer no top 40.

Petty seguiu gravando com constância, ainda que tenha gravado alguns discos irregulares no meio do caminho, mas terminou sua carreira em alta.

"Hypnotic Eye", seu último, e ótimo, disco feito com os Heartbreakers (2014), se tornou o seu primeiro álbum a encabeçar a parada americana.