A música é uma arte que inspira, que coloca as pessoas para cima, que move o mundo. Mas, ela também pode ajudar a salvar vidas, como bem provou o rapper Logic. Falar sobre suicídio é polêmico, é tabu, é um assunto que gera controvérsias e discussões, mas o cantor superou um período sombrio de sua vida e conseguiu escrever sobre esse tema que é tão sério, mas sobre o qual ninguém quer falar.

A música "1-800-273-8255" fez disparar o número de ligações para o serviço de ajuda a pessoas com pensamentos suicidas. O nome da música. para quem não sabe, é o próprio número para o qual as pessoas devem ligar, nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, temos o CVV – Centro de Valorização da Vida, cujo número é apenas “141”, simples e fácil de lembrar.

A ideia da letra, segundo Logic

Sobre a música, Logic declarou: “É uma música que venho trabalhando há anos. E na real, quem quer falar de suicídio? Mas eu pensei: ‘Dane-se, eu vou fazer um hino'. (...) Foi difícil e eu não quis fazer com pressa. Eu não queria só que ficasse legal, eu queria que ajudasse a salvar a vida das pessoas. (...) Eu tinha que escrever porque não dá pra lidar como se fosse frescura. Não dá pra dizer ‘Calma, vai ficar tudo bem. Não se mate.' Não! Eu já pensei em suicídio várias vezes. Mas acontece que eu penso em coisas o tempo todo. Estou na fila do supermercado e penso: ‘Queria dar um soco nesse cara agora'. A gente não fala desse tipo de coisa, mas todo mundo pensa nisso. Espero nunca chegar ao ponto de seguir em frente com a ideia de suicídio. Mas conheço muita gente que já fez isso, pessoas queridas e próximas a mim".

Logic
Logic Logic apresenta 1-800-273-8255 no VMA 2017


Ele continua: "Acho que a música permite que o ouvinte se sinta conectado à mensagem. Tipo, 'Dói lá no fundo, mas não posso demonstrar. Mas o Logic pode me ajudar, pois ao tocar essa música, ele está dizendo ao mundo todo como estou me sentindo.' É algo que eu achava que precisava ser dito. Pense nas pessoas que demonstram que estão em crise, mas que não têm ninguém que as ame o suficiente? Ou pais não se importam, ou acham que é uma fase. Por isso o título dessa música é '1-800-273-8255', é para as pessoas perceberem que, se elas se sentirem assim, podem ligar para esse número, pois alguém vai ajudá-las.”

A emocionante apresentação no VMA 2017

Na premiação Video Music Awards, que ocorreu domingo passado, diversos artistas se manifestaram sobre intolerância e discriminação, e Logic fez um belo discurso que comoveu a todos os presentes. Assista à apresentação completa de "1-800-273-8255", com o discurso no final e a tradução logo abaixo (a partir de 3:49):



"Quero usar um minuto aqui para agradecer a todos vocês por me darem uma plataforma para falar de algo que os meios de comunicação não querem falar: saúde mental, ansiedade, suicídio, depressão e tantas coisas mais sobre as quais eu falei nesse álbum. Desde racismo, discriminação, machismo, violência doméstica, assédio sexual e muito mais. Não ligo se você é preto, branco, ou de qualquer outra cor. Não me importa se é cristão, muçulmano, homossexual, heterossexual, eu vim aqui lutar pela sua igualdade. Pois acredito que todos nascemos iguais, mas não somos tratados como iguais, e é por isso que devemos lutar. Devemos lutar pela igualdade de cada homem, mulher e criança, independente de raça, religião, cor, credo e orientação sexual. Por isso eu digo, aqui e agora: se você acredita nessa mensagem, na minha mensagem, de paz, amor e positividade, e igualdade para todos, peço que se levante e aplauda, não somente por si mesmos, mas pela base que deixaremos para as nossas crianças."

No Brasil, o CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone (141), email, chat e Skype 24 horas todos os dias.

Escute o álbum "Everybody" de Logic no Vagalume!