O cantor e guitarrista Glen Campbell, morreu hoje (8) aos 81 anos. O músico, um dos mais populares nomes da música country americana, há anos sofria de Alzheimer e vinha se despedindo do público - seu último disco se chama "Adiós".

Campbell teve seu maior período de sucesso nas décadas de 60 e 70. Ele despontou como um dos integrantes do "Wrecking Crew", o grupo de músicos de estúdio de Los Angeles que estiveram de forma anônima presentes em centenas de hits mundiais.

Seu talento como músico o levou a ser convidado para substituir Brian Wilson nos shows dos Beach Boys, depois que o líder da banda decidiu se dedicar apenas às gravações em 1965. Campbell tocou em algumas datas, mas acabou deixando a banda para investir em sua carreira solo que deslanchou em 1967, quando gravou "Gentle On My Mind".

Glen Campbell
Glen Campbell O cantor nos anos 60
Dono de uma das grandes vozes do século 20, o artista transitava entre os universos do pop e country. Suas antológicas gravações de músicas compostas por Jimmy Webb - "Wichita Lineman", "By The Time I Get To Phoenix" e "Galveston" lhe garantiram ótimas colocações nas paradas e lhe garantiram um público fiel que comparecia em peso a seus concertos.

Seu auge comercial se deu na metade da década de 70, quando gravou "Rhinestone Cowboy", que chegou ao topo das paradas pop e country dos EUA.

Mais recentemente ele gravou bons discos onde, assim como Johnny Cash fez em seus últimos anos, gravou canções contemporâneas - vale conhecer as suas versões para músicas de Travis, U2 e Foo Fighters.

A turnê de despedida do músico gerou um elogiado documentário - "Glen Campbell: I'll Be Me" e uma indicação ao Oscar de melhor canção original de 2014 ("I'm Not Gonna Miss You").

Ouça "Rhinestone Cowboy"