Paula Fernandes surgiu como um das grandes vozes da música sertaneja nos últimos anos. Com uma sequência de sucessos, como "Pássaro de Fogo", "Pra Você" e "Não Precisa", a mineira saiu da cidade de Sete Lagoas, interior de seu estado, para conquistar fãs do extremo norte ao sul do país.

Aos poucos, Paula foi adicionando novos elementos a sua música e com o novo single, "Traidor", ela deu seu passo mais ousado. A sonoridade com influência de reggaeton da nova música surpreendeu fãs e admiradores, mas teve uma ótima recepção.

Com um novo disco sendo preparado, sem pressa, Paula conversou com o Vagalume e contou um pouco sobre esse novo trabalho, o single "Traidor", amadurecimento musical, suas origens e o quanto mudou, desde que começou sua carreira. Veja abaixo:

Paula, pouco mais de duas semanas após o lançamento de "Traidor", o que você tem achado da recepção dos fãs?

Olha me surpreendeu porque a sonoridade é diferente e os fãs estavam muito ansiosos. Não foi algo premeditado. A gente acreditou nessa música. O clipe da música mostra uma Paula leve, madura e que superou o que aconteceu. Fica de exemplo para outras mulheres e homens, que passaram pela mesma situação.

E essa foi uma música fácil de compor ou tomou muito de seu tempo para deixá-la pronta?

Veio tudo de uma vez. Em meia hora ela tava quase toda pronta. Mas, eu tava sem o refrão. Então, fiz um passeio na minha chácara, mais tranquila, porque inspiração precisa de tempo para fluir. E então o refrão veio inteiro enquanto eu tava andando a cavalo. Então, a música ficou pronta bastante rápido.

Fiquei bastante feliz porque a gravadora acreditou e todo mudo apostou nela. Apesar de ser diferente de tudo que já fiz, ela é também a cara da Paula Fernandes.

Foi um processo bastante parecido a de outras músicas que já fiz, como "Pássaro de Fogo".

Imaginamos que você já tenha algumas novas músicas prontas para um próximo disco. Por que você escolheu "Traidor" para ser o carro chefe?

Não existe estratégia melhor de lançar um trabalho do que de uma forma orgânica. Ela nasceu primeiro, veio com essa proposta diferente e é uma Paula mais madura. Então, ela tem a cara desse momento, que é forte, que é bem resolvida. É o single da mulher forte, que superou.

A Paula Fernandes nunca vai deixar de ser aquela Paula Fernandes. Vou continuar compondo as minhas baladas. Mas, estou bastante feliz com o que está vindo, com o que ainda não lancei. Tem muitas novidades, muitas coisas que já gravei e deve ser lançado em breve e tudo sou eu: achou legal não ter um rótulo. Não vou ficar presa a um gênero. O que vier, será muito bem vindo.

Você pode dar uma dica então de quais novos estilos podem estar por vir?

Não posso! (risos). Não posso porque tá em processo ainda... algumas músicas estão sendo compostas ainda.

Voltando então a falar sobre "Traidor", qual trecho é o seu preferido nesta letra?

"Vai, eternamente olhar pra ela e lembrar de mim
Por toda vida escutar meu canto
Eu sei que vai
E será ela que desta vez você vai trair
E ela vai sentir"


Foi aquela vez aquela vez que estava andando a cavalo. Ele veio inteiro. Isso que é legal, sabe. Minha voz falando do problemas de algumas pessoas, que gostariam de falar para o outro, que a submeteu a uma agressão imoral e psicológica dessa. É legal saber que sou a voz de todos.

E qual foi sua percepção sobre essa questão com a resposta de tantos fãs, que contaram suas próprias histórias a partir de sua música?

Eu fiquei muito feliz de ver que as pessoas entenderam que eu sou como elas, que não existe essa distância de um ídolo intocável. Vivo situações como elas, sofro como elas e ainda posso cantar por elas.

E os fãs podem esperar das letras das próximas canções algo bem pessoal como no novo single?

Tem canções que vocês irão ouvir em breve que falam de amor, um amor mais puro, vivido intensamente, como eu acho que o amor deveria ser. Embora, pareça que esteja fora de moda.

Mas, acho que a cada dia que passa, até por me sentir mais madura, acho que isso também vai mudando as minhas letras. Isso vai fazendo que eu escreva cada vez mais sobre o que estou vivendo e como vejo o mundo. Por mais que seja um reggaeton, um rock, um pop, uma balada... sempre vai ter a cara da Paula Fernandes. Com propostas que vão evoluir, junto comigo.

E o que a Paula ama escutar, que talvez nem todos os fãs saibam?

James Blunt! Ed Sheeran... adoro artistas que fazem o show sozinhos, só violão e voz.

Paula, hoje você é um dos artistas mais bem sucedidos do país e a vida pessoal está indo bem também. Ao mesmo tempo muita coisa acontece ao seu redor, shows, gravações, entre outras coisas. Você faz um exercício de reflexão sobre como é diferente para você compor músicas com esse cenário em comparação ao seu começo de carreira, solteira, vivendo em sua cidade e tendo o apoio quase que exclusivo de sua família?