O Um44k é um bom exemplo de como o mundo da música funciona atualmente. Há apenas dois anos, os jovens Luan Otten e Saulo Poncio decidiram criar um canal no YouTube para postar as suas composições, sem maiores expectativas. Eles certamente não podiam imaginar que rapidamente suas composições iriam encontrar um público cativo e torná-los muito populares.

Os números impressionam: são 130 mil seguidores no Facebook, quase 90 mil seguidores no Instagram, meio milhão de inscritos e mais de 40 milhões de views no canal do YouTube. No Vagalume eles também são bastante populares, estando entre os 100 artistas nacionais mais visitados do site.

Na conversa abaixo, a dupla, que agora tem contrato assinado com uma grande gravadora, fala de sua carreira e conta o que os fãs podem esperar deles no futuro.

Apesar de terem uma audiência cativa na internet, o grande público
talvez ainda não os conheça. Então seria legal se vocês se
apresentassem e contassem um pouco sobre o trabalho que fazem

Tudo começou em 2015, quando nos conhecemos e, logo a afinidade ficou evidente. Da amizade surgiu o projeto juntos de criarmos um canal no YouTube para postar músicas autorais, sem fazermos ideia do que poderia acontecer.

E esse nome que vocês escolheram? O que ele significa?
Ele representa uma passagem bíblica que diz que 144 mil almas foram escolhidas para louvar.

Um44k letras
Como vocês se definem musicalmente?
Costumamos dizer que não temos um estilo musical pré-definido. Mas temos uma pegada Pop, misturada com rap e R&B. Em janeiro deste ano assinamos contrato com a Warner Music e de lá pra cá nossa carreira só vem crescendo.

Desde o princípio vocês tiveram a proposta de vir com um projeto autoral. Se lembram do momento em que sentiram que estavam alcançando um número cada vez maior de pessoas? Ficaram surpresos com a popularidade?
Percebemos que, quando escrevíamos as composições para outros artistas, nossas músicas eram muito bem aceitas.

Aí pensamos: por que não lançarmos o nosso canal e ver a receptividade do público? Começamos então a escrever ainda mais e a postar. Ficamos surpresos com a grande receptividade do público. Não poderíamos ter resultado melhor!

Vocês conseguem dizer o que ajudou o canal de vocês a estourar?
É tudo muito recente e novo pra gente. Não fazíamos ideia do que ia acontecer. Logo, nosso canal começou a fazer sucesso com as primeiras composições como "Pode Falar". Acreditamos que por nossas letras falarem muito de amor, de situações reais que vivemos e momentos especiais as pessoas se identifiquem com o nosso trabalho.

Como está sendo a transição de "artistas da internet" para “artistas com gravadora" (a dupla acaba de assinar com a Warner)? Alguma coisa mudou na maneira de encarar o trabalho?
Sentimos que a nossa responsabilidade com público é maior a cada dia. E encaramos isso com muito prazer e vontade de fazer um trabalho cada vez melhor.

Um44k
Vamos falar de "4 da Manhã". Como nasceu a canção? Vocês logo sacaram que ela tinha tamanho potencial ou o sucesso foi inesperado?
O single tem uma letra muito atual que fala de relações amorosas, de verdade. Acreditamos que isso tenha criado muita identificação com o público. Afinal, quando bate a saudade, a gente liga de madrugada, não é mesmo? (risos)

Como são os shows? Vocês tocam apenas material próprio ou rolam covers também?
Ao vivo estamos tocando apenas a cover de "Me Namora" do Natiruts, todo o restante do repertório são de músicas autorais.

Já que falamos em covers falem um pouco de quem os influencia.
Nós somos bem ecléticos e essa mistura nos ajuda na criação das nossas músicas. Criamos com uma pegada que mistura nossas influências e gostos musicais e um pouco de R&B. Curtimos gente como Charlie Brown Jr e O Rappa e também temos referências internacionais, em gente como Justin Bieber, Drake, Rihanna e Ben L'Oncle. Também temos o sonho de cantar com o Roberto Carlos! Quem sabe um dia, não é? (risos)

Finalmente, o que os fãs podem esperar no futuro próximo de vocês. Já estão pensando em álbum, se sim, adiantem um pouco do que estão preparando para ele.
Estamos trabalhando bastante e vamos lançar mais músicas inéditas ainda este ano. No momento, Mc Gui, Ferrugem e Iza estão gravando músicas nossas para os seus novos CDs. Sem falar que Ludmilla, em seu novo álbum, contará com mais duas composições nossas também.

Ouça "4 da Manhã"