Há 20 anos, o terceiro álbum do Radiohead chegava às lojas. Caso raro de disco chamado de "clássico instantâneo" que de fato se mostrou influente e atemporal, "Ok Computer" confirmou o que já se esboçava em "The Bends" (o álbum anterior de 1995).

O quinteto britânico provava estar em franca evolução e livre da incômoda condição de "one hit wonders". Ainda assim, conseguir sair da sombra de um hit como "Creep" foi uma coisa, mas imaginar que eles logo se tornariam uma das bandas mais importantes do rock foi outra.

E tal salto foi inegavelmente conquistado com "OK Computer", lançado em um ano em que o Britpop já demonstrava fadiga e o rock americano ainda tentava dar o próximo passo depois da explosão do rock de Seattle.

A grande sacada do Radiohead foi a de apostar em uma música mais intensa e experimental, que acabou atingindo em cheio um enorme público que não se sentia representado pela música que então tomava conta das rádios ou da MTV. Assim, canções como "Paranoid Android", "Karma Police ou "No Surprises acabaram se tornando improváveis sucessos.

Radiohead
Radiohead O Radiohead em 1997
"Ok Computer" se tornou um megassucesso no Reino Unido - onde estreou no topo da parada (no dia 22 de junho) e já ganhou cinco discos de platina - e aumentou ainda mais o perfil deles nos EUA. Por lá eles se tornaram uma das bandas favoritas dos universitários e formadores de opinião, tocando em espaços cada vez maiores.

Com os críticos o caso de amor também foi intenso. Basta dizer que em todas as listas mais importantes de melhores discos daquele ano, o álbum sempre ficou em primeiro ou segundo lugar (os trabalhos de Bob Dylan, The Verve, Spiritualized foram alguns dos outros que chamaram a atenção da imprensa há duas décadas).

Hoje, 20 anos depois, é praticamente impossível encontrar uma lista "dos maiores discos de todos os tempos", que não tenha "OK Computer" marcando presença no ranking. Não à toa o Radiohead, que nos anos seguintes manteve-se popular mesmo lançando discos cada vez mais herméticos, resolveu marcar a data com um relançamento do disco.

A nova edição chegará ao mercado na semana que vem e trará como atrativo um disco extra com os lados b dos compactos e algumas faixas inéditas gravadas durante as sessões que nunca viram a luz do dia.

Ouça "OK Computer" na íntegra na playlist abaixo: