Apesar das diferentes conquistas ao longo dos anos, as mulheres ainda sofrem preconceito, estando sujeitas a palavras de inferiorização e aos atos de machismo. Para muitas, é um enorme desafio acreditar no seu potencial de luta e no seu poder de escolha, mas as estrelas da música podem ter um papel fundamental em toda essa construção. Justamente porque quebram padrões, cantoras nacionais e internacionais constituem novos modelos de comportamento feminino, e suas canções, em diferentes estilos, são um verdadeiro hino de empoderamento da mulher. Aqui, selecionamos 4 músicas de empoderamento feminino com mensagens fortes e que levam à reflexão do papel delas na sociedade.

"Can't Hold Us Down (feat. Lil' Kim)", Christina Aguilera

O hit de Christina Aguilera é um questionamento sobre a liberdade de expressão e a força da opinião das mulheres.



"Slut Like You", P!nk

Esta é uma canção que aborda o poder feminino da livre escolha, como, por exemplo, não quererem um compromisso sério em relacionamentos, sem que sejam julgadas ou inferiorizadas por isso.



"Independent Women", Destiny's Child

Este hino de empoderamento, que enfatiza a independência feminina, foi lançado em 2000, quando Beyoncé ainda integrava o trio Destiny's Child. A cantora, aliás, assume a posição feminista em suas redes sociais.



"Born This Way", Lady Gaga

Tendo a aceitação como tema central, a música de Lady gaga abraça não só o feminismo, mas se estende a todas as minorias: gays, lésbicas, transexuais, negras e travestis. A mensagem é: “Ame-se do jeito que você é!”