Chris Cornell, o vocalista do Soundgarden e do Audioslave, morreu na noite passada (17) aos 52 anos. Segundo o representante do cantor, Brian Bumbery, a morte se deu "de maneira repentina e inesperada" e a causa não foi anunciada. A família pediu para que sua privacidade seja respeitada nesse momento. Cornell morreu pouco depois de um show do Soundgarden em Detroit nos EUA.

Cornell, nascido em 1964 em Seattle, ajudou a fazer de sua cidade natal uma das mais importantes do rock moderno. O Soundgarden, com sua mistura de rock pesado setentista filtrada por uma ótica punk, em resumo, o grunge, foi um dos primeiros nomes da nova cena a chamar a atenção de público e mídia. Já em 1989, eles estavam lançando seus discos por uma gravadora grande.

O sucesso chegaria em 1991 com "Badmotorfinger", que vendeu mais de dois milhões de cópias e de onde saíram os sucessos "Rusty Cage" e "Outshined". No mesmo ano ele também atingiu o mainstream com o Templo Of The Dog, banda montada para homenagear o vocalista do Mother Love Bone Andrew Wood, morto em 1990. Do único disco do grupo, saiu "Hunger Strike", que chegou ao quarto lugar da Billboard.

O Soundgarden atingiria o pico de sua carreira em 1994 com "Superunknown", seu maior sucesso de público (número 1 na parada e 5 discos de platina nos EUA) e crítica (foi eleito pela edição americana da Rolling Stone um dos 500 melhores discos de todos os tempos).

Audioslave letras
A banda lançaria ainda mais um álbum, "Down On The Upside" de 1996, antes de se separar. Cornell sairia em carreira solo, o primeiro disco sai em 1999, mas logo estaria envolvido em outra banda de grande sucesso.

O Audioslave (ao lado) era o Rage Against The Machine com Cornell no lugar de Zack de la Rocha. O quarteto lançou três discos durante a década passada, todos bem sucedidos e emplacou hits como "Like A Stone" e "Show Me How To Live.

Com o fim da banda em 2007, Cornell retomou sua carreira solo e, em 2010, voltou a se reunir com o Soundgarden. O quarteto lançou seu álbum de retorno, "King Animal", em 2012.

Chris Cornell esteve no Brasil em dezembro do ano passado fazendo elogiados shows acústicos. Com o Soundgarden ele veio em 2014, para um memorável show no Lollapalooza daquele ano.

Relembre "Black Hole Sun", um dos grandes momentos do Soundgarden