Os 40 anos de lançamento de "Animals", o clássico álbum lançado pelo Pink Floyd em 1977 serão celebrados pelo "Ummagumma The Brazilian Pink Floyd", uma das melhores bandas tributo ao grande nome de rock progressivo inglês em atividade no país.

A banda, formada em 2002, se esforça para dar ao público uma ideia bem aproximada do que seria um show do Floyd com sua formação completa nos dias de hoje. Tal concerto, vale dizer, seria impossível no "mundo real", se lembrarmos que o tecladista Rick Wright morreu em 2008 e as chances de uma reaproximação entre o guitarrista David Gilmour e o baixista e principal compositor Roger Waters são quase nulas.

Pink Floyd
Pink Floyd Animals
O "Ummagumma", que tirou seu nome de um dos trabalhos mais experimentais da banda, faz uso de material cênico visto nos shows do Floyd. A tela circular no centro do palco, ou o famoso porco inflável estão lá, mas a busca maior está em executar o material da maneira mais próxima possível ao original, contando para isso com vários músicos no palco.

Apesar de ser um espetáculo tributo, a banda não se porta no palco como se fossem de fato o Pink Floyd - algo comum em shows desse tipo feitos em homenagem aos Beatles ou ao ABBA, por exemplo.

Isso ajuda a criar um clima de maior proximidade com o público e deixa mais claro o fato óbvio: o de que as pessoas no palco são tão fãs quanto a plateia.

Pink Floyd
Pink Floyd The Dark Side Of The Moon
O "Ummagumma The Brazilian Pink Floyd" fará três shows especiais em maio, onde além de faixas de "Animals", eles também relembrarão "The Dark Side Of The Moon" (1973), o maior sucesso do quarteto, na íntegra.

O dois primeiros shows aconteceram em Belo Horizonte, no dia 5 no BH Hall, e em São Paulo, no Credicard Hall, no dia 13. Amanhã (19), eles se apresentarão no Metropolitan, no Rio de Janeiro (ingressos para o show podem ser comprados aqui).


Veja a banda tocando a clássica "Time"



Ouça os grandes momentos do Pink Floyd na estação de Rock Clássico do Vagalume.FM!