O cineasta Jonathan Demme morreu hoje aos 73 anos. O diretor sofria com um câncer no esôfago e teve complicações cardíacas. Mais conhecido por "O Silêncio dos Inocentes" (1991), um dos três filmes da história a ganhar os Oscars de melhor filme, diretor, ator (Anthony Hopkins), atriz (Jodie Foster) e roteiro, Demme era um apaixonado pela música, algo que sempre ficou claro em seu trabalho. Veja alguns exemplos abaixo.

O filme-concerto "Stop Making Sense" com os Talking Heads
Lançado em 1984, Demme capturou aqueles que seriam os derradeiros shows da influente banda norte-americana - o quarteto seguiu lançando discos até o final dos anos 80, mas sem se apresentarem ao vivo.

Uma verdadeira aula de cinematografia, o filme é considerado, ao lado de "The Last Waltz" com o The Band de Martin Scorsese, o melhor registro de show em película já feito.



"Streets Of Philadelphia" que deu o Oscar a Bruce Springsteen.
O tocante "Filadélfia" de 1993 foi um dos primeiros filmes mainstream a lidarem com o preconceito associado à AIDS. Tom Hanks ganhou um Oscar de melhor ator por sua performance e nada menos que duas canções de sua trilha também foram indicadas: "Philadelphia" de Neil Young e "Streets Of Philadelphia" de Bruce Springsteen que levou o prêmio.

O clipe da música - marcante por trazer o cantor cantando a canção ao vivo enquanto andava pelas ruas da cidade- foi dirigido pelo próprio Demme.




A trilogia de documentários feitos com Neil Young
Demme sempre foi um grande fã de Neil Young - vide a bela cena com "" de "O Casamento de Raquel" de 2008. Com o canadense ele dirigiu uma série de três documentários. "Heart of Gold" (2006), "Trunk Show" (2009) e "Journeys" (2011).

A performance de "Harvest Moon" do vídeo abaixo, saiu do primeiro filme.



O clipe de "The Perfect Kiss" do New Order
"The Perfect Kiss" de 1985 foi apenas o segundo clipe feito pela banda britânica, que àquela altura já tinha três álbuns e vários singles.

Demme foi chamado a dirigir o vídeo que tem uma concepção bem simples, ao mostrar a banda tocando a canção na íntegra, com seus mais de 10 minutos, em sua sala de ensaios - algo não muito comum em uma época em que os clipes se mostravam cada vez mais superproduzidos.

Apesar disso, o vídeo foi bastante exibido, e não sou poucas as pessoas que tiveram seu primeiro contato com a banda graças a"The Perfect Kiss" (no Brasil ele era bastante mostrado nos programas de clipes da época).



O documentário "Justin Timberlake + The Tennessee Kids"
Um dos últimos trabalhos do diretor foi esse belo documentário feito para a Netflix que registra a última data da "The 20/20 Experience World Tour" de Timberlake. Ele mais uma vez prova os diversos talentos de Demme, que em sua carreira trabalhou em diversos gêneros e formatos sempre de maneira pessoal.