Com o iminente lançamento de "Humanz", o quinto álbum de estúdio dos Gorillaz, o Vagalume irá esmiuçar o disco, que chegará ao mercado nessa sexta dia 28, em uma série de matérias especiais durante essa semana. Hoje nós falamos um pouco sobre alguns dos artistas estarão no mais novo trabalho da banda virtual criada por Damon Albarn do Blur e o artista visual Jamie Hewlett.

De La Soul
De La Soul letras
O trio foi importantíssimo na história do rap graças ao primordial "Three Feet High And Rising" de 1989, tido como um dos melhores álbuns da história da música pop. A relação deles com no projeto de Albarn já tem mais de uma década.

Eles já haviam participado de "Feel Good Inc. (feat. De La Soul)" em 2005 e de "Superfast Jellyfish", em 2010. Agora, Posdnous, Dave e Maseo estão de volta para fazer parte de uma canção chamada "".

Grace Jones
Grace Jones letras
A cantora, símbolo e ícone da música e moda da década de 1980, tem em seu currículo ao menos um álbum fundamental. "Nightclubbing", eleito pelo semanário britânico NME o melhor de 1981, quando ela voltou-se para sua Jamaica natal, é um daqueles trabalhos que ainda hoje soam modernos e instigantes.

Em "Humanz", Jones canta e é uma das coautoras de "", faixa que tem tudo para ser uma das mais fortes do álbum.

Mavis Staples

Mavis Staples
Aos 77 anos, Staples é das últimas sobreviventes da era de ouro da soul music. Seja em carreira solo, ou ao lado dos Staple Singers, Mavis sempre brilhou, cantando música gospel ou secular, e também como ativista política.

Albarn disse que "Humanz" é um álbum que reflete as turbulências do mundo atual - com Trump eleito e o Reino Unido optando por deixar o Mercado Comum Europeu.

Assim, a presença de Staples, presente na poderosa "Let Me Out", que também conta com o rapper Pusha T, faz todo o sentido.

Benjamin Clementine
Benjamin Clementine
Clementine nasceu na Inglaterra, mas se mudou adolescente para a França, onde chegou a viver nas ruas de Paris. Sua sorte mudou graças ao seu enorme talento, que pôde ser verificado em "At Least for Now", seu álbum de estreia que ganhou o cobiçado Mercury Prize do ano passado.

O cantor e compositor de 28 anos, que confessou ter ouvido muito os discos do Gorillaz em sua adolescência, canta na sombria,e já conhecida, "Hallelujah Money".

Noel Gallagher

Noel Gallagher
Há duas décadas seria impossível imaginar que Damon Albarn e Noel Gallagher um dia fossem se tornar amigos, quanto mais parceiros musicais. Mas hoje, os astros do britpop - Albarn do Blur e Noel do Oasis - que por anos se estranharam, se dão bem.

A prova disso está em "We Got The Power", já conhecida dos fãs, que tem Noel e Jean-Michel Jarre entre os seus autores. A voz feminina que se ouve na canção é de Jehnny Beth, das Savages.