A morte de Jerry Adriani - ontem (23) vítima de câncer - priva o país de uma de suas melhores vozes, especialmente em se tratando de canções românticas.

Apesar de estar muito ligado à Jovem Guarda, o movimento que o revelou e por onde gravou vários de seus maiores sucessos, Adriani também gravou com sucesso, rock, soul, MPB e canções italianas - seus primeiros álbuns foram todos gravados em italiano. Ele voltaria a esse cancioneiro em sues últimos anos de carreira.

Além de cantor de talento, Jerry também era sempre lembrado por sua simpatia, carismas e disponibilidade seja com fãs, imprensa, ou colegas de profissão.

Jerry Adriani letras
Também é importante lembrar que se não fosse por ele a história de toda a música brasileira teria sido bem diferente. Afinal foi Jerry que convenceu Raul Seixas, e sua banda Os Panteras, a virem tentar a sorte no Rio de Janeiro, depois de ter ficado impressionado com o talento do grupo, que o acompanhou em alguns shows pela Bahia.
A banda pode não ter feito sucesso, mas Raulzito, como ainda se chamava na época, acabaria por encontrar o reconhecimento.

Primeiro como produtor e compositor na CBS - com Jerry foram três discos em parceria - e depois, já na Polygram (hoje Universal) como cantor, compositor e ídolo maior do nosso rock, Raul deixaria uma marca indelével na nossa música.

Ouça abaixo cinco grandes canções gravadas por Jerry Adriani

"Querida" - 1965
A faixa que abre o primeiro disco em português de Jerry, é uma balada, versão de um obscuro original de Chuck Howard ("") foi também um dos grandes sucessos do cantor na Jovem Guarda. A faixa chegou a ser votada a melhor de todo o período em enquete feita por um blog dedicado ao movimento, ganhando de "Quero Que Vá Tudo Pro Inferno" de Roberto Carlos.



"Se Pensamento Falasse" - 1970
Com uma guitarra carregada de fuzz, essa canção abriu o álbum de 1970 do cantor, época em que ele começou a ser produzido por um certo baiano chamado Raulzito - que logo chegaria ao sucesso ao se transformar em Raul Seixas - que também compôs a música.

Sobre essa faixa, Gabriel Thomaz, o líder dos Autoramas, recordou uma história curiosa em sua página no Facebook. O guitarrista disse para Adriani que ouviu "Se Pensamento Falasse", que não chegou a fazer muito sucesso, em uma festa bastante moderna na Espanha, onde ela fez muito sucesso. "Ele ficou radiante e falou que ia incluir a música no show dele", relembrou o músico.



"Gioconda" - 1970
Jerry também foi dos primeiros a gravarem canções escritas por nomes que se tornariam importantes da soul music brasileira. "Gioconda", também presente no álbum de 1970, é uma bela composição de Hyldon, que anos mais tarde estourou com "Na Rua, na Chuva, na Fazenda (Casinha de Sapê)".



"Doce, Doce Amor" - 1971
Apesar de gravada já nos anos 70, essa composição, outro original de Raul Seixas, em sua época de Raulzito, é pura Jovem Guarda, com a letra romântica e o órgão como instrumento de destaque. A música foi um dos maiores, senão o maior, sucesso do cantor.



"Andrea Doria" - 1999
Quando a Legião Urbana surgiu na metade da década de 80, era comum ouvirem comparações entre o timbre de Jerry com o de Renato Russo. Os dois se divertiam com as comparações e chegaram a cultivar uma amizade.

Em 1999, três anos depois da morte de Renato, Adriani gravou um disco em tributo ao amigo. "Forza Sempre", composto por versões em italiano para hits e músicas mais obscuras da Legião, acabou por fazer uma ponte entre todas as fases da carreira do cantor. O álbum foi um dos trabalhos mais bem sucedidos comercialmente do cantor.