Principal nome da edição deste ano do Lollapalooza, o Metallica é uma banda que sempre gostou de surpreender tanto o seu público quanto a imprensa. O quarteto assume riscos como poucas vezes se viu no mundo do rock, quanto mais no do metal onde o conservadorismo tende a ser a regra. Nesse especial, mostramos cinco vezes em que eles de alguma forma surpreenderam o público roqueiro.

Lembrando que o Metallica sobe ao Palco Skol do Lolla no sábado dia 25 de março (o primeiro do festival) às 21 horas. Os ingressos já estão à venda e podem ser comprados aqui



1 - "Kill 'em All", o primeiro álbum
Metallica
Lançado em 1983, o disco de estreia do grupo surpreendeu ao mostrar novos caminhos para o som pesado. O grupo não esconde suas influências - sejam do hard rock mais clássico ou da nova geração do metal inglês, o quarteto de São Francisco adiciona doses de punk rock - inglês e americano - ao som e aderem a um visual mais casual que se distanciava do padrão típico das outras bandas de heavy da época.

O som, de enorme violência, também mostrava que uma nova cena estava em formação na música pesada e em breve ela iria florescer.


2- A balada "Fade To Black" de 1984
Presente em "Ride The Lightning, o segundo álbum de 1984, dessa vez a surpresa maior foi a presença de uma balada, algo que deixou certos fãs mais radicais um tanto indignados e a imprensa surpresa. No fim, a banda mostrou que estava certa em suas escolhas, já que "Fade To Black" se tornou um clássico absoluto da banda.


3 - "One", o primeiro clipe de 1989
Metallica
Chega a ser engraçado, mas houve um tempo em que muitas bandas se mostravam contra a política de fazer clipes, por acharem que isso traía alguns princípios do underground.

"One", uma balada com uma parte mais pesada, de qualquer forma não causou nenhum mal à credibilidade da banda, muito pelo contrário.

O vídeo mostra a banda tocando intercalada com cenas do filme "Johnny Vai à Guerra" (1971) de Dalton Trumbo, um dos mais tristes filmes sobre os efeitos da guerra causados em um soldado já feitos, e os apresentou a toda uma nova audiência.

Veja o clipe:




4 - O "Black Album" e o sucesso de "Enter Sandman em 1991"
Metallica
Metallica Black Album
No final dos anos 80, o Metallica tinha se tornado não só uma unanimidade no mundo do metal, mas também o caso raro, ao menos naquela época, de banda de som pesado que gozava de respeito junto à imprensa mais "séria".

O grupo sabia que tinha condições de fazer algo revolucionário: um disco de som pesado que ao mesmo tempo os levaria ao megaestrelato e manteria a sua credibilidade intacta (ou quase isso). E no final eles conseguiram cumprir essa missão com o "Disco Preto".

Lançado em 1991, o álbum emplacou vários singles na parada e todos seus vídeos entraram em alta rotação nas MTVs de todo o mundo. Para completar, com "Enter Sandman" eles ainda criaram um indiscutível clássico do rock moderno.




5 - O polêmico álbum "Lulu" gravado com Lou Reed em 2011
Anton CorbjinLou Reed & Metallica letras
Quando foi anunciado que o icônico, e sempre imprevisível, Lou Reed iria gravar um disco com o Metallica como sua "banda de apoio" foi difícil não ficar surpreso. Afinal estava aí uma parceria de fato inusitada.

Quando saiu, o tal álbum , "Lulu" de 2011, causou um misto de estranheza, incredulidade ou ódio puro e simples - vindo tanto dos fãs da banda quanto do cantor que morreria em 2013.

"Lulu" segue incompreendido. Já a decisão, muito corajosa diga-se, da banda em abraçar o projeto é pura e simplesmente digna de aplausos.