O Ira! está se preparando para fazer o seu primeiro registro oficial depois de seu retorno em 2014 (o grupo passou sete anos separado). Nesse próximo sábado, dia 11, o guitarrista Edgard Scandurra e o vocalista Nasi, mais o filho de Edgard, Daniel, sobem ao palco do Citibank Hall (Av. das Nações Unidas, 17955) em São Paulo para registrarem o show "Ira! Folk" que já percorreu várias cidades brasileiras. Os ingressos já estão à venda e podem ser comprados aqui.

Apesar de estar sendo divulgado como um espetáculo de "gravação de DVD", Nasi diz, em papo com o Vagalume, que esse não é necessariamente o caso. O show de fato será gravado - os próprios músicos estão bancando os custos de produção - mas segundo o vocalista eles ainda não sabem se o resultado sairá como DVD físico, um lançamento puramente digital ou ainda se transformar em um especial de televisão.

Ira!
O novo show tem uma proposta minimalista. Com apenas três pessoas no palco (mais dois convidados especiais sobre os quais já falaremos), ele busca mostrar os clássicos e faixas menos conhecidas do grupo de uma maneira bem próxima de como elas foram originalmente concebidas.

O vocalista diz que esse formato aproxima mais ainda o trabalho do Ira! da canção popular, "afinal, apesar de sermos conhecidos como artistas de rock, a maioria absoluta de nossas músicas nasceram nesse formato de voz e violão". Isso logo o diferencia completamente do "Acústico MTV", que o grupo, quando ainda era um quarteto, gravou na década passada. "Um projeto bem mais grandiloquente" com bem define o cantor.

O show também permitiu uma grande exploração do repertório da banda. Quem for vê-los neste sábado pode esperar não só os grandes hits como "Envelheço na Cidade" ou "Núcleo Base", mas também canções mais obscuras como "Mesmo Distante" do seminal "Psicoacústica" de 1988.

Ira!
Ira! Edgard Sacndurra e Nasi com Fernanda Takai
Para completar, o espetáculo também terá as participações especiais de Fernanda Takai e do violonista Yamandu Costa. Fernanda, já é uma antiga parceira do grupo - ela canta na versão de "Telefone" da Gang 90 gravada por eles em 1999. "Ela tem uma história com o Ira! e é uma pessoa que a gente admira muito, então ela foi uma escolha natural (para o projeto)."

Já a vontade de trabalhar com Yamandu vem de longe. Nasi lembra que o nome do músico foi um dos que vieram à tona quando há mais de uma década eles se reuniram para pensar os convidados especiais que iriam participar do "Acústico MTV". No final, problemas de agenda não permitindo que o encontro se materializasse.

Ira!
Nasi não esconde a excitação com essa união. "Vai ser muito interessante ver o encontro desses dois mestres, O Yamandu no violão e o Edgard na guitarra, ainda que óbvio que Scandurra também vai estar com violão."

O novo show também deixa claro que as brigas entre os dois pertencem ao passado. Brincando ele diz que muitas pessoas falaram que esse projeto acústico foi criado para que eles ficassem ainda mais próximos, mas "que não foi essa a intenção". Ainda assim ele não ignora a simbologia do show, com os dois tocando lado a lado e resgatando "aquilo que nos fez montar uma banda, num projeto de vida que tem quase 40 anos".

Para ele toda essa carga emocional trazida pelos dois definitivamente "acaba 'contaminando' a interpretação dessas músicas."

Outra boa notícia para os fãs está no fato de que a dupla já está trabalhando em novas músicas. A ideia, segundo ele, é a de registrar de duas a quatro músicas novas e disponibilizá-las digitalmente e também em um compacto de vinil.