Jake Edwin Charles Kennedy ou Jake Bugg é mais um exemplo da riqueza da música britânica, sempre revelando grandes talentos para o mundo. Mais um jovem prodígio, o cantor e compositor começou a ganhar atenção com apenas 17 anos e desde então já tem três discos lançados, já tendo chegado ao topo da parada do Reino Unido.

Jake já tem uma legião de fãs fiéis no Brasil que aguardam ansiosamente pelas suas apresentações no país. São três shows (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) para aqueles que já conhecem de cor todas as suas músicas, porém trata-se também de uma ótima oportunidade para quem nunca o viu ou ouviu, conhecê-lo.

O Vagalume apresenta abaixo um pequeno resumo da carreria de Jake Bugg. Com apenas 22 anos, o cantor natural de Nottingham já é uma das figuras mais reverenciadas em seu país. Entenda porque abaixo.

Glastonbury aos 17 anos

Um dos maiores festivais de música do mundo, Glastonbury é um evento que reúne alguns dos artistas mais influentes, mas também abre espaço para revelações. Foi assim que Jake Bugg surgiu, com apenas 17 anos, no palco "BBC Presents", em 2011, impressionando a todos com sua habilidade para compor ótimas melodias.



Primeiro disco, número 1 nas paradas

No ano seguinte, com contrato assinado com uma grande gravadora (Mercury Records), o jovem compositor lançaria seu primeiro disco: "Jake Bugg", um trabalho que conquistou prontamente crítica e público.

A estreia na parada britânica foi arrebatadora, chegando ao topo entre os discos mais vendidos. Todos os singles conseguiram posições intermediárias na parada do Reino Unido, com destaque para "Lightning Bolt", na 26ª posição.



Menos folk, mais rock

Com seu segundo disco, "Shangri La", Jake Bugg contou com a produção de Rick Rubin, conhecido por seu trabalho, principalmente, com o Red Hot Chili Peppers. O álbum traz uma sonoridade mais roqueira, como mostram os singles "What Doesn't Kill You" e Slumville Sunrise". Porém, o cantor não deixou de lado o folk presente no primeiro álbum, como mostra a balada, "Me and You".



Um trabalho autoral

Depois de dois discos com a parceria de Ian Archer basicamente em quase todas as canções, Jake lança seu primeiro álbum apenas com composições próprias. "On My One" é também o trabalho com maior diversidade sonora, mostrando que o cantor continua evoluindo como compositor.



Shows no Brasil

O cantor se apresentará em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, nos dias 9, 10 e 11, respectivamente. Na capital paulista, a apresentação é realizada pela Time For Fun. Mais informações sobre o show e ingressos em São Paulo em: Tickets For Fun.