Em mais de vinte anos de carreira, o Jimmy Eat World já marcou uma geração do emocore, com hits como "The Middle" e "Pain", lançou nove álbuns de estúdio, e rodou o mundo em turnê - ou quase todo o mundo.

Mesmo após tanto sucesso, o quarteto do Arizona, nos Estados Unidos, ainda não fez uma visita ao Brasil; mas isso mudará em março deste ano, quando a banda será uma das atrações do festival Lollapalooza, em São Paulo, e tocará no Rio de Janeiro com o Two Door Cinema Club.

Quando começamos a conversar com o baterista do grupo, Zach Lind, esta foi a primeira coisa que veio à tona. "Estamos muito animados por finalmente tocar no Brasil!", disse o músico, que faz parte do quarteto desde 1993. "Nossos fãs podem esperar uma grande mistura de nossas músicas, vamos tocar as antigas e as novas. Já que nunca tocamos aí, vamos tentar encaixar todas as canções que já tocamos durante todos esses anos", completou sobre os shows.

As faixas "novas" às quais o americano se refere fazem parte do nono disco de inéditas da banda, intitulado "Integrity Blues". O material chegou ao mercado em outubro, e trouxe um novo interesse do público e da crítica pelo trabalho do grupo.

"Nós queríamos ter certeza de que todas as músicas fossem incríveis, e nos certificamos de que nada que não soasse especial entrasse no álbum", disse Zach sobre a criação do disco. "E para nós, que somos uma banda há tanto tempo, não dá para lançar algo que não seja 100% ótimo, pois temos um monte de canções que as pessoas podem comparar. Então queríamos lançar músicas boas, que ninguém fosse pular".

"Sure and Certain" é uma das músicas mais comerciais do LP, e foi divulgada como o primeiro single do material ainda em agosto do ano passado. Para o segundo single, no entanto, a banda escolheu "Get Right", uma das mais pesadas do disco.

"Cara, eu acho as letras desse álbum tão boas, especialmente as de 'Get Right'", declarou Lind sobre a música de trabalho. "Ela é atemporal, Jim fez um trabalho incrível nesta canção".

Finalmente, o músico revelou que "Integrity Blues" é o resultado de toda a experiência e todas as lições que a banda aprendeu durante a longa carreira. "Cada vez que fazemos um álbum, aprendemos algo novo, e aplicamos isto no próximo. Nem todo mundo tem a chance de gravar um disco, e nós já fizemos vários; nos permitimos falhar, prosseguir, e finalmente acertar. A maior lição que aprendemos como grupo é não nos focar muito no que as pessoas de fora tentam falar, ou quando tentam nos mudar. O que realmente importa é fazer o que nos deixa felizes".

O Jimmy Eat World se apresenta no domingo, 26 de março, no Lollapalooza em São Paulo, com ingressos à venda através do site Tickets For Fun.