Há exatos 40 anos, um dos álbuns mais bem sucedidos da história chegou ao mercado. Calcula-se que nessas quatro décadas, mais de 45 milhões de cópias de "Rumours" do Fleetwood Mac tenham sido vendidas mundialmente.

Esse número deverá seguir aumentando ano após ano. Até porque esse é o caso raro de álbum que não só não envelhece como ganha mais relevância com o passar do tempo, graças ao seu poder cativante, dessa banda com uma história única dentro do rock.

Afinal certamente não existe outro caso de grupo que atingiu o megaestrelato com seu 11° álbum e uma formação totalmente diferente da original - existe até uma brincadeira que diz que o nome deles se mostrou profético já que o baterista Mick Fleetwood e o baixista John "Mac" McVie, acabaram sendo a única constante na carreira da banda.

Fleetwood Mac letras
"Rumours" foi o segundo trabalho lançado pela formação que incluía também o guitarrista Lindsay Buckingham, a vocalista Stevie Nicks e a tecladista Christine McVie.

Os dois primeiros, estavam juntos desde 1968 e na época das gravações estavam em uma fase de brigas constantes. Christine estava com eles desde 1970, mas havia acabado de se separar de John McVie.

Para completar o clima de confusão, Mick descobriu na mesma época que sua esposa o estava traindo com seu melhor amigo.

Fleetwood Mac letras
Se no âmbito pessoal a vida de todos eles estava se despedaçando, profissionalmente ela não podia estar melhor. O homônimo disco anterior, de 1975, havia chegado ao topo da parada americana. Esse foi de longe o melhor resultado deles na Billboard até então. Ele mostrava que a opção por um som mais radiofônico havia sido acertada - por mais que os fãs da primeira fase deles, quando eram uma banda de blues liderada pelo trágico Peter Green.

"Rumours" nasce então dessa dicotomia sucesso/fracasso. Com três compositores de mão cheia, Buckingham, Nicks e McVie e altamente inspirados, seria difícil para eles fazerem um disco fraco, ainda mais com todos escrevendo canções com mensagens veladas para seus ex-parceiros.

É por isso que "Rumours" é chamado de "novela em forma de disco". O incrível é que toda essa lavação de roupa suja tenha rendido um disco tão bem acabado, melódico e com uma produção exemplar. O álbum também é bastante variado, dada a quantidade de cantores e compositores presentes, e sem nenhuma música abaixo da média, algo que certamente ajudou-o a conquistar tamanho público, especialmente nos EUA.

Relembre quatro grandes momentos do álbum:

"Go Your Own Way", foi escrita por Buckingham foi lançada ainda em 1976 como compacto e chegou ao décimo lugar da parada americana. Esse vídeo traz a banda ao vivo em um popular programa da televisão britânica da época.



"Dreams" de Nicks é, até hoje, o único single deles que chegou ao topo da parada.



"Don't Stop" de McVie é talvez a música mais lembrada do disco. A mensagem otimista de sua letra segue inspirando pessoas pelo mundo ainda hoje. O single chegou ao terceiro lugar nos EUA.



"The Chain" não foi lançada em single na época, mas acabou sendo escolhida para divulgar o álbum ao vivo de 1997 que marcou a volta da formação bem sucedida do grupo. A faixa, que alterna climas soturnos e efusivos, é a única já composta por todos integrantes dessa formação.



Não deixe de curtir o som do Fleetwood Mac na estação dedicada ao rock clássico do Vagalume.FM!