O baixista e vocalista John Wetton, morreu hoje (31) segundo nota publicada na página oficial do Asia no Facebook. O músico estava lutando contra um câncer e havia se afastado da banda para poder se tratar.

Wetton tinha 67 anos e foi figura importante especialmente dentro do rock progressivo. Antes de alcançar a fama com o supergrupo Asia, ele havia tocado com várias bandas de nome, como o Family e o Uriah Heep.

Ele também foi peça fundamental da chamada quinta encarnação do King Crimson, participando de três dos álbuns mais aclamados da banda: "Larks' Tongues in Aspic" (1973); "Starless and Bible Black" e "Red" (ambos de 1974).

Ainda nos anos 70 ele trabalhou com o Roxy Music e em vários projetos de membros e ex-membros do grupo - incluindo discos de Bryan Ferry e Brian Eno. No final da década ele montaria o bem sucedido U.K., e atingiria a fama com o Asia, que tinha além dele outras lendas do prog rock como o guitarrista Steve Howe (Yes) e o baterista Carl Palmer do ELP.

Asia letras
O disco de estreia do supergrupo foi um dos mais inusitados sucessos de 1982. A mistura de progressivo, pop e hard rock da banda estourou na parada americana, vendendo 4 milhões de cópias. Dele saíram dois hits que ainda hoje tocam bastante nas rádios rock: "Heat Of The Moment" e "Only Time Will Tell".

O grupo nunca mais faria tanto sucesso e Wetton (de camisa preta na foto acima) nos anos seguintes deixou e voltou ao grupo em diversas ocasiões, tendo finalmente se estabilizado no line up a partir de 2006.

O baixista Billy Sherwood estava escalado para substituí-lo nos próximos concertos - que incluem uma turnê em conjunto com o Journey. Essas datas deverão ser cumpridas com o substituto.

Relembre "Heat Of The Moment", o maior sucesso do Asia que também está na programação da rádio Flashback do Vagalume.FM.