Paul McCartney abriu processo contra a Sony para tentar reaver os direitos de diversas canções dos Beatles, todas creditadas a ele e John Lennon, que estão sob a administração da empresa. Entre as músicas que o astro espera retomar o controle estão "Yesterday", "Hey Jude" e "".

O processo foi aberto nos EUA e os advogados do músico citam uma cláusula de 1976 na lei de direitos autorais que diz que o controle de obras feitas antes de 1978 devem voltar aos seus criadores depois de 56 anos.

"Love Me Do", a primeira composição de Lennon e McCartney que foi gravada, saiu em compacto na Inglaterra em 1962. Assim, o ex-Beatle espera poder recuperar as músicas a partir de 2018.

Falando com a Rolling Stone americana, um representante da Sony/ATV disse que a empresa sempre trabalhou em conjunto com McCartney e os representantes de Lennon (morto em 1980) para valorizar esse catálogo e que eles estão desapontados com o processo, que, para eles, se mostra desnecessário e prematuro.

Ouça os sucessos imortais dos Beatles e os grandes momentos de Paul Mccartney na estação de rock clássico do Vagalume.FM!