Greg Lake, um dos maiores nomes do rock progressivo, teve sua morte confirmada hoje por seu empresário. O baixista e vocalista tinha 69 anos e morreu ontem vitimado por um câncer não especificado.

No Facebook, Stewart Young escreveu que "ontem dia 7 de dezembro, eu perdi meu melhor amigo para um uma longa e teimosa batalha com o câncer. Greg Lake para sempre estará em meu coração como sempre esteve."

Lake despontou no cenário do rock britânico como baixista e vocalista do King Crimson. Ele fez parte da banda de Robert Fripp, em seus dois primeiros álbuns, incluindo o clássico "in The Court Of The Crimson King" de 1969.

A fama definitiva veio com o Emerson Lake and Palmer, uma das bandas mais populares da primeira metade dos anos 70.

No trio, conhecido por seu som intrincado técnico e explosivo, Lake geralmente era o responsável pelas canções mais simples e diretas do repertório. "Lucky Man", "" e "Still... You Turn Me On" foram todas compostas por ele e faziam um contraponto ao lado mais experimental do grupo - que incluía adaptações de peças da música erudita ou grandes suítes que podiam tomar até todo um lado de um disco.

Greg Lake letras
Lake também gravou, e compôs ao lado do letrista Peter Sinfield, uma das mais duradouras canções natalinas das últimas décadas: "I Believe in Father Christmas" que chegou ao segundo lugar na parada britânica em 1975 e foi regravada várias vezes nas décadas seguintes.

O ELP chegou ao fim em 1978. Lake gravou dois discos solo e depois se voltaria a trabalhar com o tecladista Keith Emerson no Emerson Lake and Powell. O trio original, que era completado pelo baterista Carl Palmer, voltou à ativa nos anos 90.

Eles gravaram mais dois álbuns de estúdio e fizeram várias turnês mundiais, passando também pelo Brasil. Lake morre apenas nove meses depois de Emerson, que se matou em 11 de março aos 71 anos.

As músicas de Lake podem ser ouvidas na estação dedicada ao rock clássico do Vagalume.FM. Não deixe de conferir.

Ouça "Lucky Man"