Há exatos 40 anos os Eagles lançavam o seu disco mais emblemático e um dos mais vendidos de todos os tempos. "Hotel California" é um daqueles álbuns que sempre dividiram fãs de rock e críticos.

Para muitos, ele é o símbolo de um momento de estagnação no mainstream - não a toa o quinteto era um dos maiores alvos dos entusiastas do movimento punk. Por outro lado, não se pode ignorar a opinião das cerca de 32 milhões de pessoas que compraram o disco nessas quatro décadas.

A verdade é que "Hotel California" é um belo trabalho, ainda que não seja perfeito. Mas não se pode negar a sua produção meticulosa, a excelência técnica e vocal da banda e o fato dele ter uma série de bons momentos e pelo menos duas canções excepcionais.

Eagles
Uma delas é naturalmente a faixa-título, com seu inesquecível solo de guitarra final e um dos refrães mais conhecidos de todos os tempos. A música de forma alegórica retrata bem o que era a Califórnia dos anos 70.

O estado americano de certa forma é o tema que amarra todas as canções do disco, que termina de forma bela e amarga com "The Last Resort", algo como um réquiem para o local onde "alguns homens ricos chegaram, estupraram a terra e nunca foram pegos", como diz a letra.

Além dessas duas, o trabalho ainda tem dois grandes singles. "New Kid In Town" é a única faixa do álbum que tem os vocais principais de Glenn Frey, morto no início deste ano, e que chegou ao topo da parada americana (assim como o single com "Hotel California"). Totalmente oposta a essa, e a quase todo disco, marcado por um clima mais plácido, é "Life In The Fast Lane", canção de pegada hard e prova de que eles também eram bons em criar músicas mais pesadas.

A estação de Flashback do Vagalume.FM é o canal onde esses e outros grandes momentos dos Eagles podem ser ouvidos, assim como uma enorme variedade de faixas que marcaram época no passado. Não deixe de conferir!

Veja o clipe original de "Hotel California"