Apesar de estarmos ainda em novembro, duas das mais importantes publicações musicais do planeta, as inglesas Mojo e Uncut, já publicaram as suas relações com os melhores discos de 2016. Para ambas, "Blackstar", o derradeiro álbum de David Bowie (foto) lançado em 8 de janeiro, dois dias antes de sua morte, foi o grande lançamento do ano. Em 2015, as duas revistas, voltadas para um público mais adulto, também tiveram um consenso com "Have You In My Wilderness" de Julia Holter.

As duas listas trazem mais algumas coincidências, ainda que nem sempre nas mesmas posições. Para a Uncut, " A Moon Shaped Pool" do Radiohead foi o segundo melhor disco do ano (para a Mojo foi o 11°) enquanto "Skeleton Tree" de Nick Cave and the Bad Seeds ficou em terceiro nos dois rankings.

Outro trabalho de despedida, "You Want It Darker" de Leonard Cohen morto há duas semanas, também ficou em destaque pegando o quarto posto na Uncut e quinto na Mojo. "Golden Sings That Have Been Sung" do cantor e guitarrista Ryley Walker foi o quinto álbum do ano para a Uncut e o 21° da Mojo. O top 5 da Mojo ainda teve "Love & Hate" de Michael Kiwanuka no segundo lugar (disco que não aparece na lista da outra revista) e "Flotus" do Lambchop em quarto (19° para a Uncut).

Vários outros discos aparecem nos dois rankings, entre eles os mais recentes trabalhos de Beyoncé, Solange, Frank Ocean, Wilco, Bon Iver, Iggy Pop, PJ Harvey, Teenage Fanclub, Anohni e Paul Simon.

Não deixe de escutar a estação de lançamentos do Vagalume FM para ficar em dia com o que de melhor anda sendo feito no mundo do pop e rock