A morte do cantor e compositor Leonard Cohen deixou o mundo da música de luto. O cantor e compositor de 82 anos deixou uma obra de 14 álbuns de estúdio e vários clássicos.

Ainda assim, a sua canção que mais ganhou projeção nas últimas décadas foi mesmo "Hallelujah", que se tornou de fato um standard com inúmeras covers, aparições em trilhas de filmes e séries, além de ter virado uma das favoritas de candidatos de reality shows musicais. Abaixo ouça cinco versões da música.


A original de 1984

É interessante ver que a música saiu em um dos discos mais obscuros do cantor. "Various Posiitons" de 1984, álbum que na época sequer foi lançado nos EUA. "Hallelujah" ainda assim foi escolhida para sair em single, ainda que não tenha aparecido nas paradas. Cohen escreveu dezenas de versos para a canção e ao vivo costumava variar bastante a letra da música.



Por John Cale em 1992


O ex-Velvet Underground gravou a canção primeiro em 1991 para um disco em tributo ao compositor e no ano seguinte em seu álbum ao vivo "Fragments Of A Rainy Season". Essa foi a versão que acabou servindo de base para as covers subsequentes. Cale gravou a faixa apenas com piano e pediu para que o autor lhe mandasse todos os versos que havia escrito para a canção. Cale recebeu 15 páginas de texto e escolheu os versos que mais lhe agradaram. O clipe abaixo foi lançado recentemente para marcar o anúncio do relançamento do disco ao vivo.



Por Jeff Buckley em 1994

A versão mais conhecida da faixa também só ganhou fama posteriormente. O cantor, que morreu afogado em 1997 com apenas trinta anos, a gravou em seu único disco de estúdio, o clássico "Grace" de 1995. Apesar de não ter sido lançada em single (só foi em 2007), a cover acabou se tornando bastante popular nos anos que seguiram.




Por Rufus Wainwright em 2001

A faixa ganhou um público mais familiar totalmente inesperado no começo do novo século depois que ela foi usada na trilha da bem sucedida animação "Shrek". O filme faturou centenas de milhões de dólares e a trilha vendeu quase 3 milhões de cópias. A versão do álbum foi feita pelo também canadense Rufus Wainwright, mas no filme foi utilizada a cover de John Cale.



Por Alexandra Burke em 2008

A canção também se tornou uma eterna favorita em reality shows musicais. Foi inclusive com uma dessas versões que finalmente levou a música para o topo da parada britânica. Alexandra Burke foi a vencedora da quinta edição do X Factor britânico e o single com a sua versão conquistou o cobiçado primeiro lugar natalino no Reino Unido de 2008.



Músicas de Leonard Cohen estão na programação da estação Heartbreak, uma das novidades do Vagalume FM. Não deixe de ouvir!