A música pop, por definição, significa "popular", que apela às massas. No início dos anos 2000, o R&B dominava as paradas, e as músicas pop com influência urban disparavam para o topo com muita facilidade. Artistas como Alicia Keys, o grupo Destiny's Child, Mariah Carey e Usher marcaram uma geração, e abriram espaço para o gênero no mainstream. Prova disso é o sucesso de Rihanna e Beyoncé, que até hoje são dois dos maiores nomes da história da música.



O hip hop também era imensamente popular, contando com Eminem, Snoop Dogg, Jay Z, Kanye West, Missy Elliott e grupos como o Outkast e Black Eyed Peas para a disseminação do gênero entre o grande público - chegando até Nicki Minaj, o maior nome do gênero hoje em dia.

Com certeza, grupos como Spice Girls, *NSYNC e o Backstreet Boys faziam um sucesso enorme desde os anos 90, mas este pop embalado em coreografias e figurino chamativo, que os pioneiros Madonna e Michael Jackson assinavam há muito tempo, ganhou uma nova proporção com a chegada de Britney Spears na história.



A Princesa do Pop inspirou uma geração totalmente nova, que destoava da música popular dominada por produtores como Timbaland. O legado da cantora, que levou o produtor Max Martin a um nível de prestígio incomparável, permanece até hoje. Estrelas do pop como Katy Perry, Lady Gaga e Selena Gomez não estariam aqui se não fosse o fenômeno de Spears na primeira metade dos anos 2000.

O pop rock também teve vez, tornando Avril Lavigne, Pink, Kelly Clarkson e uma Demi Lovato ainda novata nomes de peso do mainstream. O rock'n'roll já não é, há muitos anos, algo que se ouça em rádios; assim, bandas como Coldplay, Snow Patrol, Maroon 5 e Nickelback conseguiram agradar as massas misturando elementos do pop em suas canções.



Foi no final da década de 2000, lá para 2008, que o pop chiclete e a mistura do gênero com a eletrônica e a dance music mudaram o rumo do Pop para valer. As já citadas Katy Perry e Lady Gaga dominaram o mundo na virada da década, e artistas já consagradas como Gwen Stefani, Shakira e Beyoncé seguiram a moda, lançando números como "She Wolf", "Make Me Like You" e "Run The World (Girls)".

Resultado de imagem para bad romance gif

E assim as produções carregadas passaram a ocupar os primeiros lugares nas paradas, dando chance aos novatos Kesha, Justin Bieber, Pussycat Dolls e Carly Rae Jepsen. Foi logo depois da virada da década que o indie pop invadiu as rádios, com influência de Lana Del Rey até Lorde e mais recentemente, Halsey.

Por fim, grandes vocalistas como Adele, Ariana Grande e Jessie J estão entre os nomes mais populares do pop hoje, inspiradas em Christina Aguilera ou Amy Winehouse. As cantoras fazem seu caminho sem medo de se manterem fiéis às suas vozes e trazendo o soul de volta ao mainstream.



Estes artistas e muitos, muitos outros, você escuta na estação de POP da Vagalume.FM, que conta a história desta geração através de hits inesquecíveis.