Mais uma caixa gigantesca de Bob Dylan chegará em breve ao mercado. "The 1966 Recordings" terá 36 CDs com os registros de 23 dos shows que o lendário músico fez há 50 anos na Europa, EUA e Austrália. As fontes das gravações variam - há registros gravados da mesa de som, outros feitos profissionalmente pela CBS e outros feitos por membros da plateia.

No ano passado, outro caixote trazendo todas as sessões de estúdio de Dylan entre 1965 e 1966 também foi lançado em 18 discos - esse também em versões com seis e dois CDs.

Bob Dylan
Os lançamentos certamente parecem exagerados, mesmo para os maiores fanáticos do músico. A questão é que as leis de direito autoral europeias dizem que se uma gravação com mais de 50 anos não foi lançada publicamente ela passa a ser de domínio público. Por essa razão a Sony, e outra gravadora precisam lançar tal material mesmo que em tiragem limitada ou mesmo "fantasma" - há alguns anos uma caixa também com registros de Dylan surgiram em algumas poucas lojas do Reino Unido.

Voltando aos shows de 1966, foi nessa turnê que Bob Dylan resolveu se apresentar também com uma banda de rock, o que causou revolta em seus fãs mais puristas - os que o viam como um músico folk.

Os concertos foram marcados por vaias e gritos de desaprovação. Um desses shows virou um famoso disco pirata que na capa dizia ter sido gravado no "Royal Albert Hall" de Londres. Anos depois, descobriu-se que a gravação - onde um membro do público xinga o cantor de Judas - havia sido feita na verdade em Manchester. Esse show foi lançado oficialmente em 1998.

Agora, além do pacote de 36 discos, a Sony também irá lançar o concerto do Albert Hall em um CD duplo, para os fãs que querem mais um gostinho daquela turnê mas não querem investir tanto dinheiro, e tempo, na caixa completa.

Ouça os grandes clássicos de Bob Dylan aqui no Vagalume!