Há exatos 25 anos, os fãs do Guns 'N Roses finalmente puderam ouvir o aguardado novo álbum da banda. Novo não, novos, já que o grupo decidiu lançar "Use Your Illusion" em duas partes. Não só isso, mas foram dois discos com mais de 70 minutos, como que para compensar a espera de quatro anos - quebrada apenas pelo lançamento de "Lies" que juntava o primeiro EP do a material mais recente.

Na verdade a decisão de lançar dois discos com tanto tempo de duração, tem muito a ver com aquele momento.

No início da década de 90, ao menos no dito primeiro mundo, os CDs definitivamente haviam se tornado o formato dominante na indústria. Para os artistas a maior vantagem dos disquinhos prateados estava no fato dele comportar cerca de 75 minutos de música, cerca de 30 a mais que os discos em vinil.

Guns N' Roses
Guns N' Roses Use Your Illusion - Vol. 2
Dessa forma, agora era possível colocar mais músicas no disco, sem maiores preocupações - a não ser se o público estava disposto a ouvir discos tão longos, ou se valia mesmo lançar todas aquelas músicas.
Ainda assim, em uma era pré-internet isso não parecia importar muito e o público certamente sentia-se valorizado.

Curiosamente, no Brasil, e diversas outras partes do mundo, os CDs ainda eram comprados apenas por uma pequena, e abastada, parte da população.

Ou seja, por aqui, "Use Your Illusion" para muitos foi um disco quádruplo, ou melhor, dois álbuns duples. Algo praticamente inédito até então no mundo do rock.

Guns N' Roses letras
O país, por sua vez, também teve a chance de ouvir várias músicas do disco em primeira mão. A banda tocou no Brasil em janeiro de 1991. Hoje em dia, com YouTube e o público sempre com seus celulares, é difícil imaginar uma banda desse porte tocando várias canções inéditas de um disco guardado a sete chaves.

Mas os tempos eram outros, e quem estava no Maracanã, ou em casa vendo pela televisão, escutou antes do resto do mundo futuros clássicos da banda como "You Could Be Mine", "" e "Pretty Tied Up" (essa usada na abertura dos concertos).

Voltando aos álbuns, como era de se esperar, eles assim que saíram tiveram vendas para lá de expressivas. Logo, não foi surpresa nenhuma ver a parte 2 no topo da Billboard na semana seguinte, e a parte 1 no segundo lugar.

Guns N' Roses letras
Os dois discos mantinham a pegada do rock pesado dos anos 70 atualizada para os novos tempos, que havia dado tão certo em "Appetite For Destruction" de 1987, mas agora a ambição (e também a pretensão) eram bem maiores.

Quem levou "...Illusion" para casa, ouviu muito rock, mas também baladas, épicos de tintura progressiva com quase 10 minutos (caso da já citada "Estranged" e também do hit "November Rain") e covers de grandes lendas ("Knockin' On Heaven's Door" de Bob Dylan e "Live And Let Die" de Paul McCartney)

O sucesso fez com que Axl, Slash, Duff McKagan, Izzy Stradlin e o novo baterista Matt Sorum (mais o tecladista Dizzy Reed) fossem elevados de vez ao primeiríssimo time do rock e da indústria da música como um todo.

Guns N' Roses
O resultado de tal exposição é conhecido: uma das maiores e mais lucrativas turnês da história, que acabou marcada excessos de todos os tipos e pelos casos de destempero de Axl Rose (como as brigas com jornalistas e até fãs).

Assim, não surpreende ver que anos depois a banda estava reduzida apenas ao seu vocalista rodeado de músicos de apoio e que, só agora, eles, ou parte deles, estejam novamente se entendendo.

O fato é que as duas partes de "Use Your Illusion" podem até não formar um conjunto tão potente e homogêneo quanto o de "Appetite For Destruction", mas não se pode negar as suas muitas qualidades.

Inegável também é o fato dele ter feito história em uma época em que o sucesso ainda era reservado para poucos.

Ouça "November Rain" de "Use Your Illusion volume 1"



E "You Could Be Mine" de "Use Your Illusion volume 2"