The Beatles - Live At The Hollywood Bowl
The Beatles
The Beatles Live at the Hollywood Bowl
Quando foi lançado originalmente, em 1977, sete anos portanto depois do fim da banda, os ex-Beatles ainda não estavam confortáveis com a ideia de que o passado deles sempre chamaria mais a atenção que quaisquer de seus projetos atuais.

O fato de que pessoalmente a situação entre vários deles não estava lá muito bem, serviu para que os quatro não vissem com bons olhos a decisaão da EMI de colocar o disco no mercado, em decisão feita à revelia da banda. Isso não impediu que o público o levasse ao topo da parada britânica, e ao segundo lugar na americana.

Com o passar do tempo, o trabalho acabou um tanto esquecido, e só agora ele está saindo em CD ( e também em formatos digitais), em um lançamento combinado com o filme "Eight Days A Week". Dirigido pelo premiado Ron Howard ("Uma Mente Brilhante") o documentário tem seu foco sobre os anos em que a banda fez shows (de 1961 até 1966).

Para quem só tinha o vinil - ou ouvido o álbum pela internet - a maior surpresa está no som pra lá de bem tratado que se ouve. Com os recursos atuais foi possível isolar melhor a gritaria do público e chamar a atenção para a performance do quarteto.

The Beatles
E é aí que temos a grande surpresa. Afinal, por décadas lemos histórias de que os Beatles eram péssimos ao vivo, por sempre terem de tocar em grandes espaços com um equipamento ainda primitivo e sem poderem se ouvir direito por conta da histeria coletiva do audiência.

Não à toa os concertos nessa época tinham nessa época por volta de 11 ou 12 músicas e não duravam sequer 30 minutos.


O álbum mostra que a banda, apesar de eventuais derrapadas, era muito boa de palco, e que os anos de aprendizado tocando em bibocas em Hamburgo ou no Cavern Club de Liverpool tiveram sua serventia. Os Beatles pulsam, vibram e tocam com a energia digna de uma banda punk.

Como o título entrega, essas gravações foram feitas nos três concertos que o grupo fez no Hollywood Bowl em Los Angeles. Um em agosto de 1964 e os outros dois no mesmo mês do ano seguinte. A nova edição adiciona quatro faixas extras - a versão para "I Want To Hold Your Hand" em particular é das mais interessantes.

Talvez fosse bom se tivéssemos também uma edição especial com a íntegra dos concertos - apesar da grande semelhança entre eles - ou que ao menos todas as músicas tocadas nesses shows estivessem no álbum - "If I Fell" e "I Feel Fine", por exemplo ficaram de fora. Mas no final essa é apenas uma pequena reclamação para tamanho lançamento. É ouvir e torcer para que o filme de Howard chegue logo por aqui.

Veja o trailer de "Live At The Hollywood Bowl"





Jack White - Acoustic Recordings 1998-2016
Jack White
Jack White Jack White Acoustic Recordings 1998-2016
Depois de uma longa e cansativa turnê durante 2014 e 2015, Jack White anunciou que iria dar uma pausa para recalibrar suas forças. Ainda que não tenha feito grandes shows ou lançado álbuns de maior apelo, ele seguiu trabalhando em seus vários projetos.

Por isso foi com grata surpresa ver a chegada dessa compilação, focada apenas em canções acústicas gravadas por ele nos últimos 18 anos. O disco tem além de material de sua carreira solo, faixas gravadas com os White Stripes e com os Raconteurs.

O grosso do trabalho é composto por faixas já presente em álbuns, mas temos também algumas raridades, e canções com versões alternativas. O lançamento, assim, não deixa de parecer um tanto desnecessário, já que ele não serve nem ao público casual que está em busca de uma boa coletânea, e nem aos mais fanáticos que já têm os discos e estão interessados em material raro ou inédito.

Jack White
Mas basta escutá-lo para ver que o álbum tem sua função. Afinal ao juntar essas faixas, que nos discos originais funcionavam para dar uma quebrada entre as músicas mais pesadas, vemos que White é também um grande melodista.

Nele também pode-se comprovar que seu talento nos instrumentos acústicos de corda é tão grande quanto o seu desempenho na guitarra elétrica.

O disco acaba por nos deixar com vontade de ouvi-lo mais nesse formato. De forma que vale torcer para que ele faça como Beck, e passe a lançar discos mais intimistas entre um grande projeto e outro.

Veja o clipe que o cineasta Michel Gondry fez para "City Lights" dos White Stripes





Wilco - Schmilco
Wilco
Wilco Schmilco
O Wilco está naquele grupo privilegiado de artistas que podem fazer o que quer e quando bem entendem. Não que a banda liderada por Jeff Tweedy seja um megassucesso de vendas, mas, em mais de duas décadas de estrada e dez discos de estúdio, eles conseguiram aglutinar um público extremamente fiel e disposto a apoiá-los.

Isso ficou claro no ano passado quando eles disponibilizaram o álbum "Star Wars para download gratuito e agora com esse "Schmilco", que pode ser visto como um "disco-irmão".

Isso significa que as canções aqui têm uma pegada mais experimental, e menos imediata do que aquelas presentes tanto nos primeiros trabalhos, quanto nos álbuns lançados no início da década passada. Logo, este é um álbum que precisa ser ouvido algumas vezes para que ele se revele por inteiro.

Resta saber como esse material funciona ao vivo - a banda fará shows no Brasil no mês que vem e algumas dessas canções certamente estarão no repertório entre uma e outra favorita dos fãs.

Ouça "If I Ever Was a Child" com o Wilco presente no álbum "Schmilco"