Antes de dar início a sua carreira na indústria da música, Ariana Grande começou sua jornada fazendo musicais da Broadway e chegou a estrelar séries de TV na Nickelodeon, como "Victorious", em 2009.

Posteriormente, a cantora assinou um contrato com a gravadora Republic Records e lançou o seu primeiro álbum de estúdio.

A artista impressionou o público com o seu talento, e os seus vocais chegaram a ser comparados ao de Mariah Carey. Com apenas 23 anos, Ariana Grande já lançou três discos, que lhe renderam diversos sucessos. A cantora também já liberou materiais de canções natalinas durante esse período.

Confira a seguir a trajetória de Grande através de seus álbuns:

1. "Yours Truly"

Ariana Grande
Em 2013, Ariana Grande lançou seu álbum de estreia, que leva o nome de "Yours Truly". O processo de criação do disco levou três anos. A cantora começou a trabalhar no projeto em 2010 enquanto gravava ainda a série Victorious.

O disco traz uma vibe mais R&B que pop e tem influências de grandes artistas como Whitney Houston, Amy Winehouse, Mariah Carey, entre outras de quem a americana é fã.

O material ainda possui influências do R&B da década de 90 e inclui produções de Harmony Samuels, Kenneth Babyface Edmonds, Patrick "J. Que" Smith e Leon Thomas III. "Yours Truly" também conta com colaborações de Big Sean e Nathan Sykes, seus ex-namorados, e Mac Miller, com quem a cantora namora atualmente.

"The Way (Feat. Mac Miller)" foi a primeira música de trabalho do álbum e estreou em décimo lugar na parada de singles americana Billboard Hot 100. Com isso, a estrela se tornou a primeira cantora a estrear no Top 10 do ranking desde Yael Naim, em 2008. Ao todo, a canção já vendeu mais de 2,3 milhões de cópias nos EUA e já foi certificado de platina triplo.

"Baby I" foi o segundo single do LP, composto e produzido por Babyface. A faixa não teve um desempenho tão bom quanto a primeira, alcançando o 21º lugar na parada americana de singles da Billboard.

O terceiro e último single lançado foi "Right There (Feat. Big Sean)", em parceria com Big Sean, ocupou até a 84ª posição do ranking americano.

"Yours Truly" estreou no topo da parada americana de álbuns Billboard 200, vendendo 138 mil cópias apenas em sua semana de lançamento.

2. "My Everything"

Ariana Grande
Ariana Grande My Everything
No ano seguinte, Ariana Grande lançou o segundo álbum de sua carreira, "My Everything", que mostrava um lado mais maduro da cantora e com uma pegada não só de R&B, mas também pop, soul e dance.

É evidente a evolução da artista neste disco em comparação ao primeiro. O material é repleto de colaborações, incluindo Iggy Azalea, Zedd, The Weeknd, Big Sean, Cashmere Cat, entre outros.

A primeira amostra que os fãs tiveram deste trabalho foi a canção "Problem (feat. Iggy Azalea)", que traz participações de Iggy Azalea e Big Sean. A faixa foi um estouro, estreando na terceira posição da parada americana de singles, e posteriormente, chegou a vice-liderança.

A parceria com o DJ Zedd, "Break Free (Feat. Zedd)", foi escolhida como a segunda música de trabalho do LP, e apresenta Grande explorando os gêneros EDM e electro pop. O single atingiu a quarta posição da parada americana. Com esta conquista, Ariana Grande se tornou a segunda cantora a emplacar simultaneamente três canções no top 10 da Billboard Hot 100, sendo as outras duas "Problem (feat. Iggy Azalea)" e "Bang Bang", sua parceria com Jessie J.

"Bang Bang" foi o terceiro single do álbum e traz colaborações de Jessie J e Nicki Minaj. A colaboração está presente na edição deluxe de "My Everything" e serviu como o carro-chefe do disco "Sweet Talker", de Jessie.

O dueto com The Weeknd, "Love Me Harder (Feat. The Weeknd)", foi o quarto single e chegou a sétima posição da parada americana, rendendo o quarto consecutivo Top 10 para a cantora, tornando-a artista com maior número de singles do mesmo álbum no Top 10 em 2014.

"One Last Time" foi escolhida como o single para encerrar a divulgação do "My Everything". A faixa traz composição e produção de David Guetta, Savan Kotecha, Giorgio Tuinfort, Rami Yacoub e Carl Falk. Outras músicas de destaques do disco são "Best Mistake (Feat. Big Sean)" e "Be My Baby (Feat. Cashmere Cat)", que foram lançadas como singles promocionais.

O material ainda conta com a balada "Just A Little Bit Of Your Heart", composta por Harry Styles do One Direction, e Johan Carlsson.

"My Everything" estreou na liderança da parada americana de álbuns Billboard 200, totalizando 169 mil cópias vendidas na semana de lançamento.

3. "Dangerous Woman"

Ariana Grande
Lançado em maio de 2016, o terceiro álbum de estúdio de Ariana Grande, recebia inicialmente o nome de "Moonlight", mas posteriormente, a cantora mudou de ideia e o batizou de "Dangerous Woman", já que este título tinha mais a ver com o conceito do disco em geral.

Para dar início a divulgação do material, Grande lançou a faixa "Focus" que seria usada como o primeiro single oficial do LP, mas pelo baixo desempenho, a canção ficou de fora da tracklist e foi incluída apenas na edição japonesa do projeto.

O álbum é predominante pop e R&B, mas ainda assim inclui influências de dance-pop e house. Neste trabalho, Grande foi a produtora executiva e trabalhou com os produtores Max Martin, Ilya Salmanzadeh e Tommy Brown.

Em comparação aos seus discos anteriores, este conta com menos colaborações, trazendo apenas os vocais de Nicki Minaj, Lil Wayne, Macy Gray e Future.

A faixa-título do material, "Dangerous Woman", foi o carro-chefe oficial do LP e estreou na décima posição da parada americana de singles.

"Into You" foi escolhida como a segunda música de trabalho da cantora e inclui elementos de EDM. A canção conseguiu atingir o 13º lugar do ranking americano de singles.

Atualmente, Grande promove sua parceria com Nicki Minaj, "Side to Side (Feat. Nicki Minaj)", que serve como terceiro single e apresenta um lado muito mais maduro de Grande, com uma letra claramente repleta de conotações sexuais. As duas estrelas apresentaram juntas a faixa ao vivo pela primeira vez durante o VMA 2016, que aconteceu em agosto. O clipe foi lançado no mesmo dia da apresentação e já possui mais de 35 milhões de visualizações.

As canções "Be Alright" e "Let Me Love You (Feat. Lil Wayne)" chegaram a ser lançadas como singles promocionais. Outra música de destaque é "Greedy", que é empolgante e exibe o grande talento vocal da artista.

"Dangerous Woman" estreou em segundo lugar na parada americana de álbuns enquanto no Reino Unido alcançou a liderança. Ariana Grande pretende embarcar em uma turnê em 2017 para promover o disco.

Veja letras, traduções e muito mais de Ariana Grande no Vagalume!