Uma referência para quem gosta de rodeios e músicas sertaneja e country, a Festa do Peão do Barretos chega este ano a sua 61ª edição. Depois de seis décadas, o evento se tornou o maior rodeio da América Latina e é também um dos principais acontecimentos musicais do país.

Até se tornar em um evento de 11 dias, Barretos teve muitas mudanças. Segue abaixo, por décadas, um resumo desse que hoje é um dos maiores evento do país.

Anos 50

A 1ª Festa do Peão aconteceu em 1956. O evento era realizado em dois dias e as principais atrações eram as apresentações de catira, danças do folclore brasileiro, conjuntos de violeiros, queima do alho e desfile típico com carros de boi, conjuntos folclóricos, pau de sebo e o rodeio.

A festa não tinha um local oficial e era realizada em circos alugados.

Anos 60

Já conhecida nacionalmente, a festa agora tinha cinco dias e contava com a participação de peões estrangeiros, de países como Argentina, Paraguai e Uruguai. Em 1964, o evento foi declaro de utilidade pública e reconhecido por lei estadual.

Nessa época, a Festa do Peão de Barretos já era prestigiada por grandes artistas da época, como Chico Buarque e Mazzaropi.

Anos 70

Em 1970, acontece o primeiro concurso para a escolha da Rainha da festa. Em 1972, o evento recebe pela primeira vez a visita de um presidente, Emilio Garrastazu Médici.

Na mesma época, foi lançada a ideia de construção do Parque do Peão.

Anos 80

Em 1980, o clube amplia seu patrimônio para a instalação do Parque do Peão. Em 1989, o Estádio de Rodeios, projetado por Oscar Niemeyer, é inaugurado oficialmente, com capacidade para 35 mil espectadores.

Nesta época, teve início o Festival da Violeira e foi a realizada a 1ª Festa do Peãozinho.

Anos 90

A Festa do Peão de Barretos se tornou cada vez mais internacional, com a presença de peões americanos, canadenses e australianos, em 1994. O complexo de Barretos foi ampliado e o evento se tornou um dos maiores do país.

Nomes internacionais se destacam entre os músicos que se apresentam no evento. Os fãs puderam assistir aos shows de grandes nomes, como Garth Brooks e Alan Jackson.

Anos 2000

A infraestrutura do evento continua aumentando, agora com uma ampliação no espaço para receber os ônibus de turismo. Em 2002, A Festa do Peão de Barretos chega a 11 dias de evento.

Na 50ª edição da festa, em 2005, é inaugurado o Memorial do Peão, que conta com o acervo de sua história.

Hoje, a Festa do Peão de Barretos se estabeleceu não apenas como o maior rodeio da América Latina, como também um dos maiores eventos realizados em todo o país.

Escute a playlist Barretos 2016 no Vagalume!