Hoje Adele completa 28 anos. Nessa quase década de carreira a, ainda jovem, londrina conseguiu se tornar uma das figuras mais poderosas do mundo da música.

Seus três álbuns de estúdio já venderam, somados, quase 60 milhões de cópias, números dignos da era de ouro da indústria. Mais incrível ainda pelo fato dela estar bem longe física e sonoramente do típico pop ou rockstar.

Como bem disse um crítico estrangeiro, o grande trunfo de Adele foi o de ter conseguido vender simultaneamente "música velha para pessoas novas" e também o contrário, já que ela pode de fato se gabar de ter um público extremamente amplo, das mais variadas classes sociais, faixas etárias e nacionalidades.

O segredo parta este sucesso está em sua música, que empresta bastante da soul music e pop dos anos 60 e 70, mas com toques contemporâneos o bastante para dar simultaneamente uma sensação de conforto e de novidade.

Desde o começo a cantora também demonstrou independência e domínio sobre sua carreira, escolhendo muito bem os seus parceiros e produtores, não tendo problema em descartar material que não considerava bom o bastante mesmo que ela tenha vindo de algum figurão do ramo.

Adele
Assim, ela vai construindo com calma e talento, uma discografia bastante digna e que parece estar destinada a perdurar - o que também pode ajudar a explicar o seu fascínio pelos formatos físicos, seja o vinil ou CD.

Assim, não é difícil imaginar que estaremos escrevendo textos como esse no ano que vem e nos próximos que virão. Afinal se existe uma artista surgida no século 21 que tem tudo para seguir lançando discos de impacto por muito tempo, ela se chama Adele Laurie Blue Adkins.

Veja um clipe de cada um dos três álbuns da cantora:

"Chasing Pavements" está em "19", de 2008, e foi o seu primeiro hit internacional chegando ao segundo lugar na parada britânica e ao 21° da americana.



A balada "Someone Like You" foi a responsável por fazer de Adele não só uma cantora de sucesso, mas um fenômeno de proporções globais. A música ajudou o álbum "21" de 2011 a vender mais de 30 milhões de cópias mundo afora e chegou ao topo das paradas de sucesso da Inglaterra, EUA, França e Austrália, entre outros países.



"Hello, outra faixa lenta, foi o single que apresentou o terceiro álbum da estrela ao mundo, no final do ano passado. Desde que saiu, "25" já vendeu o equivalente a quase 20 milhões de cópias, em um número que ainda deve aumentar bastante, já que o trabalho ainda aparece com destaque nos rankings de praticamente todo o mundo. O single, como já era esperado, também encabeçou as paradas de dezenas de territórios.