A repentina morte de Prince nesta quinta-feira levou muitos americanos a imediatamente comprarem discos e músicas do cantor. Como resultado, as vendas de trabalhos do cantor no dia 21 (o último que valia para contabilizar a parada desta semana) foram tantas, que três álbuns dele acabaram no top 10, incluindo os dois primeiros lugares.

A coletânea "The Very Best of Prince" lançada em 2001, tornou-se assim o quinto álbum do músico, e primeira em dez anos, a ficar no topo da parada da Billboard depois de ter vendido o equivalente a 179 mil cópias. "Purple Rain" de 1984, e trilha sonora do filme homônimo, ficou com a vice-colocação com 69 mil unidades. No sexto posto aparece o pacote triplo "The Hits/The B-Sides".

O fato de que canções de Prince não estavam disponíveis para serem ouvidas no YouTube ou na quase totalidade dos serviços de streaming musical no dia de sua morte, certamente ajudaram nesse resultado.

O top 5 da semana também teve duas novidades. "A Sailor's Guide To Life", elogiado álbum do músico de country, mas não só, Sturgill Simpson estreou no terceiro posto e "Santana IV", o disco que marca o retorno de boa parte da formação clássica do Santana ficou com o quinto lugar. "ANTi" de Rihanna subiu uma posição e terminou na quarta colocação.

Relembre os grandes momentos de Prince aqui no Vagalume!