Há exatamente um ano ZAYN anunciava sua saída do One Direction. Em busca de mostrar toda sua liberdade de expressão artística no mundo da música, o cantor embarcou em sua carreira solo e lançou o seu primeiro álbum de estúdio, intitulado "Mind Of Mine".

O disco, lançado oficialmente hoje (25), tem diversos estilos musicais, sendo R&B o mais predominante. A primeira impressão que o material pode deixar é que há uma grande influência de artistas como Frank Ocean, The Weeknd, entre outros.

A capa do CD pode ser bem fofa, já que mostra o britânico quando era pequeno, mas o seu conteúdo é bastante adulto e suas composições geram em torno de mulheres e sexo.

"Mind Of Mine" é composto por 14 faixas em sua versão padrão enquanto na edição deluxe inclui mais quatro músicas.

1. Mind Of Mindd (Intro)

Antes do lançamento do disco, a canção foi disponibilizada no vídeo dos bastidores do ensaio fotográfico de ZAYN para a revista Complex. "Mind Of Minnd (intro)" é uma afirmação que os fãs vão conhecer o que se passa na mente do músico ao longo do LP.



2. Pillowtalk

Esta foi a primeira música que os fãs ouviram do álbum e foi bem recebida pelo público. A faixa fez um grande sucesso e estreou no topo das paradas de singles americana e britânica. O clipe da canção também teve um bom destaque, já que é estrelado pelo músico ao lado de sua namorada, a modelo Gigi Hadid.



3. It's You

A segunda faixa promocional de "Mind Of Mine" foi apontada como uma inspiração que surgiu após o fim de seu relacionamento com a cantora Perrie Edwards, do Little Mix.



4. Befour

Também já conhecida pelo público, "Befour" é uma música R&B e dançante. Além disso, a canção inclui um falsete bem executado pelo britânico, relembrando suas contribuições marcantes no One Direction, como no single "You & I".



5. sHe

Esta é uma das canções mais dançantes presente no disco. "sHe" foi coescrita e produzida por Malay, responsável pelo trabalho no "Channel Orange", de 2012, do cantor Frank Ocean.

6. Drunk

A faixa é exatamente o que ZAYN queria cantar quando decidiu sair do grupo. Puramente R&B, a música inclui falsetes, vocais graves, um piano ao fundo e tem uma sonoridade relaxante.

7. INTERMISSION flower

A sétima música do disco foi composta em urdu, idioma nativo do pai de ZAYN. Na canção, o artista descreve que não vai ter paz até que sua amada lhe dê o seu coração.

8. Rear view

A faixa é uma mistura de R&B e música eletrônica, e tem uma pegada semelhante a quinta canção do CD, "sHe".

9. Wrong (Feat. Kehlani)

A única colaboração presente em "Mind Of Mine". O dueto com a cantora Kehlani inclui uma composição mais sensual e totalmente R&B. Nesta parceria fica evidente a inspiração que ZAYN teve nos trabalhos recentes de The Weeknd.

10. Fool for You

Esta faixa é mais voltada para o soul e é bastante romântica. Em entrevista, o britânico revelou que se inspirou nas canções "Lucy In The Sky With Diamonds", dos Beatles e "In My Life", de John Lennon para compor "Fool for You".

11. BoRdErsz

Esta é mais uma das muitas faixas coescritas e produzidas por Malay. Não apresenta um grande diferencial no disco, mas é uma música bem tranquila, que também tem uma vibe R&B.

12. tRuTh

A inspiração que o cantor teve para esta faixa também é fácil de ser encontrada. Com uma pegada R&B, ZAYN pode ter usado como influência algumas composições do cantor Miguel para "truth".

13. lUcOzAdE

Com uma produção e arranjos mais precisos, "Lucozade" mistura uma sonoridade eletrônica com R&B.

14. Tio

Uma faixa com um conteúdo bastante sexual e também inspirada nos trabalhos de The Weeknd. "Tio" está entre as melhores músicas que integram o disco. Completamente R&B, a canção ainda apresenta habilidades vocais desconhecidas até mesmo para quem o acompanha desde o One Direction.

A edição deluxe do álbum inclui as músicas "Blue", "BRIGHT", "Like I Would" e "She Don'T Love Me". As faixas escolhidas para esta versão podem ser até consideradas melhores que muitas que acabaram entrando para a edição tradicional do disco.



Enfim, o álbum é uma ótima oportunidade para conhecer o trabalho do músico fora do One Direction. Neste material, ele realmente apresenta um conteúdo que era restrito no grupo em que estava e é perceptível a presença da personalidade e liberdade artística do músico no projeto.



Veja letras, traduções e muito mais de ZAYN no Vagalume!