Keith Emerson, o tecladista da banda de rock progressivo Emerson Lake and Palmer morreu nesta quinta-feira (10) de causas não divulgadas. A confirmação da morte foi dada na página oficial do trio no Facebook.

"Lamentamos informar que Keith Emerson morreu na noite passada em sua casa em Santa Monica, Los Angeles, aos 71 anos. pedimos que a privacidade e o luto da família sejam respeitados."

Emerson, Lake And Palmer
Emerson, Lake And Palmer Keith Emerson
O baterista Carl Palmer também se manifestou a respeito de seu antigo parceiro de banda. "Estou profundamente entristecido com a morte do meu bom amigo e irmão musical Keith Emerson", escreveu no Twitter.

Ao lado de Carl Palmer e Greg Lake (baixo e vocais) Keith fez do ELP uma das bandas mais icônicas da primeira metade dos anos 70 graças ao rock tocado com extrema habilidade por seus integrantes.

Emerson, que foi revelado no The Nice na segunda metade dos anos 60, trouxe influências da música clássica para o rock - vide a bem sucedida gravação que o trio fez de "Pictures At An Exhibition" de Mussorgsky.

Ele também foi um dos pioneiros no uso dos sintetizadores na música popular, o que faz dele um dos pais da música eletrônica.

Emerson, Lake And Palmer
Emerson, Lake And Palmer Emerson, Lake e Palmer, de cima para baixo
A extrema proficiência de seus músicos, acabaria por torná-los um dos alvos favoritos do movimento punk na segunda metade dos anos 70, quando várias bandas propondo a volta para um som mais simples e básico tomou conta do cenário.

O ELP seguiu até 1979 já em declínio comercial. Em 1986 eles lançaram um disco com Cozy Powell no lugar de Palmer e retornaram na década de 90 quando lançaram dois álbuns.

Ainda que nunca tenham conquistado a devida admiração dos críticos, a importância da banda e o talento de Emerson não podem ser negados. Bem como a qualidade de álbuns como "Tarkus" (1972) ou "Brain Salad Sugery" (1973) e de canções como "Karn Evil 9" ou "Fanfare for the Common Man" (a composição de Aaron Copland que Keith rearranjou).

Ouça "Karn Evil 9"



Ouça o rock progressivo de Emerson Lake and Palmer aqui no Vagalume