"Writing's On The Wall", a canção gravada por Sam Smith e composta por ele em parceria com o produtor Jimmy Napes foi a vencedora do Oscar de melhor canção original.

Smith também interpretou a canção do filme "007 Contra Spectre" na cerimônia ocorrida ontem (28) em Los Angeles.

Em seu discurso de agradecimento, o cantor causou certa polêmica ao dizer que era provavelmente a primeira pessoa abertamente gay a receber um Oscar.

Smith estava citando um artigo recentemente escrito pelo ator Ian Mckellen, que dizia que a homofobia era um problema tão grande em Hollywood quanto o racismo, e lembrava que nenhum ator assumidamente homossexual havia levado o Oscar.

Smith se confundiu e entendeu que nenhum homossexual assumido havia ganhado um Oscar em toda história do prêmio. "Se esse for o caso - mesmo se não for - eu quero dedicar esse prêmio para toda comunidade LGBT ao redor do mundo", disse. A fala fez com que muitos apoiadores da causa fossem às redes sociais para corrigi-lo.

Entre os vencedores abertamente gays que já ganharam um Oscar estão o roteirista Dustin Lance Black (ganhando por "Milk" em 2009, e um dos que foram ao Twitter reclamar do discurso do astro pop) e Elton John que levou a estatueta exatamente na categoria de canção original por "Can You Feel The Love Tonight?" em 1994.

Ennio Morricone
Ennio Morricone Ennio Morricone ao lado do produtor Quincy Jones (Foto: (Kevin Winter/Getty Images))
O outro prêmio musical da noite, o de melhor trilha sonora, foi para o veterano Ennio Morricone, por seu trabalho em
"Os 8 Odiados" de Quentin Tarantino.

O italiano de 88 anos já tinha ganhado um Oscar especial pelo conjunto da obra, em 2007, mas esta foi a primeira vez, depois de cinco indicações, que ele ganhou uma estatueta pela qual estava concorrendo. Em seu discurso o maestro prestou tributo a John Williams, outro lendário indicado.

O norte americano concorria pela trilha de "Star Wars - O Despertar da Força", nessa que foi a quinquagésima indicação do compositor ao prêmio - ele ganhou cinco vezes.

Veja a performance de Sam Smith:



Ouça os hits de Sam Smith aqui no Vagalume!