Equivalente britânico dos Grammys, a cerimônia dos Brit Awards acontece hoje à noite e tem em Adele (ao lado), James Bay e o Years & Years seus maiores indicados - quatro para cada.

Imaginar os vencedores já é um pouco mais complicado, já que cada uma das doze categorias, têm vários nomes bastante fortes e com chances reais de vitória.

Os especialistas de qualquer forma acreditam que Adele levará um ou mais prêmios para casa - o de "artista britânica" é o mais certo, mas as chances dela em single - "Hello" - e álbum ("25") também são grandes.

Entre as outras previsões,estão a de que James Bay deve ficar com o troféu de revelação do ano e o One Direction pelo de vídeo por "Drag Me Down". A imprensa estrangeira lembra que esses prêmios são decididos por votação pública e que os dois contam com uma enorme base de fãs nas redes sociais, daí as fortes probabilidades.

O BRIT para Mark Ronson como o produtor do ano também parece uma certeza. Entre os artistas masculinos ele também surge com chances. Mas, para isso, ele precisa bater James Bay, que parece ser o favorito neste momento.

Mais equilibrada é a lista de concorrentes para melhor grupo internacional com Coldplay, Foals, Blur, One Direction e Years And Years na disputa e sem um nome surgindo com clareza na disputa.

Internacionais

Alabama Shakes
O BRIT Awards também celebra os artistas internacionais. Os Alabama Shakes (ao lado) parecem ter mais chances de vitória na categoria de melhor grupo (concorrendo com Tame Impala, Major Lazer, Eagles Of Death Metal e U2).

Mais difícil é prever quem ganhará como artista masculino e feminino, dada a diversidade dos indicados com nomes valorizados pelos críticos concorrendo com astros pop.

Entre os homens a briga se dá entre Justin Bieber, Drake, The Weeknd, Father John Misty e Kendrick Lamar. Bieber parece estar com mais chances - até porque ele também foi escalado para cantar na cerimônia, mas surpresas podem acontecer.

Com as mulheres temos as popstars Meghan Trainor, Ariana Grande e Lana Del Reydisputando com Björk e Courtney Barnett. Segundo os especialistas o troféu deverá ir para Trainor.

As apresentações

Rihanna
A festa de logo mais, poderá servir de redenção para duas grandes estrelas: Adele e Rihanna. A primeira teve problemas técnicos que prejudicaram sua performance no Grammy e hoje tem tudo para reverter o jogo. Já Rihanna desistiu em cima da hora de cantar na cerimônia do último dia 15 e agora poderá mostrar seu poderio nesta que será sua quarta apresentação dentro da festa dos BRIT Awards.

Além destes, as participações de Coldplay, James Bay, Ellie Goulding, Little Mix e The Weeknd também estão confirmadas.

Um tributo a David Bowie, morto no último dia 10 de janeiro, também será feito. Mas a organização está fazendo segredo sobre como (e quem) fará a homenagem ao lendário artista.

Ouça todos os indicados ao BRIT Awards 2016 aqui no Vagalume!